Resumo

Título do Artigo

HOSPITALIDADE E MIGRAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NA PLATAFORMA WEB OF SCIENCE
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Hospitalidade
Migração
Revisão Sistemática da Literatura

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Lucas Araujo de Oliveira Cintra
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olimpia - Casa do Ator
2 - Sênia Regina Bastos
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Mestrado em Hospitalidade

Reumo

Esta pesquisa pretendeu analisar sistematicamente um corpus de trabalhos encontrados por meio da busca dos termos hospitality combinado com immigration em palavras-chave de artigos disponíveis na base de dados Web Of Science. Propondo um fator de aderência divido em 1 (nenhum aderência); 2 (alguma aderência) e; 3 (muita aderência), e aplicando-o aos resumos dos trabalhos encontrados, foi possível discutir em profundidade a questão da imigração a partir das teorias da hospitalidade, procurando compreender os impactos da relação anfitrião e hóspede no processo de acolhimento do estrangeiro.
Este trabalho objetivou analisar sistematicamente a literatura para compreender como se estrutura a área de inserção entre hospitalidade e imigração, buscando levantar, reunir e avaliar um grupo de artigos que problematizam a questão do acolhimento do migrante.
O framework conceitual adotado para a análise aprofundada dos artigos descobertos procurou contemplar a multidisciplinaridade da discussão sobre hospitalidade. Compreendendo a hospitalidade como um fato social (BENVENISTE, 1995) imbricada em diversas tensões, sejam conceituais (CAMARGO, 2008), políticas (BOUDOU, 2013; 2017; BENVENISTE, 1995), ética (DERRIDA, 2003) ou ainda ética e política (FARIAS, 2018), incluiu-se a figura do estrangeiro como personagem central da relação de hospitalidade.
Os artigos evidenciam a característica multidisciplinar das discussões sobre hospitalidade e imigração. Perspectivas diversas concorrem para trazer olhares distintos para um dos grandes desafios da atualidade que é a crise migratória atual, onde guerras, conflitos político-ideológicos e desastres ambientais se combinam para que milhões de pessoas nos últimos anos deixem seus países de origem e busquem acolhimento em outros países. Destacou-se a perspectiva derridiana da hospitalidade incondicional, ressaltando o potencial crítico da pesquisa em hospitalidade partindo desta perspectiva.
As perspectivas que se abrem nos estudos da (i)migração por meio das teorias da hospitalidade acabam esbarrando, em muitos casos, no dever de acolher o outro que chega. Essa abordagem produz alguns insigths sobre a relação entre o imigrante recém-chegado e a sociedade acolhedora: a discussão sobre a racialização, a imposição das regras e códigos dos anfitriões no sentido de ressaltar as diferenças ou ainda o tempo de integração com a sociedade são questões apreendidas criticamente a partir de uma perspectiva derridiana.
BENVENISTE, E. Hospitalidade. In. _____. O vocabulário das instituições indo-européias. Campinas, SP : Ed. UNICAMP. 1995, pp. 87-101. BOUDOU, B. Ennemis, hôtes et étrangers. Enquête sur les identités politiques grecque et romaine. Mots, n. 101, 2013, pp. 127-140. CAMARGO, LOL.. A pesquisa em hospitalidade. Revista Hospitalidade, v. 5, n. 2, 2008, pp. 23-56. BOUDOU, B. Politique de l’hospitalité. Paris: CNRS Éditions. 2017. Anne Duffourmantelle convida Jacques Derrida à falar da Hospitalidade. São Paulo: Escuta. 2003. FARIAS, AB. Poéticas da hospitalidade. Porto Alegre: Zouk. 2018.