1 - Samaira Carla Wuicik UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Jardim Botânico
2 - Giselle Louize Kock Karsten Lorenz UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Botanico
3 - GUILHERME TEDESCO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus botânico
4 - Elder Semprebon UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
Reumo
O etnocentrismo trata da percepção de mundo baseado na perspectiva particular de um povo, cultura ou contexto a que se pertence, “é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados através de nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é existência” (Rocha, 2007). É de conhecimento geral, que o Etnocentrismo do consumidor se mostra um tema tradicional da literatura, sendo uma aplicação do constructo etnocentrismo à esfera econômica (Shimp; Sharma, 1987).
Buscando mensurar a relação entre o etnocentrismo no comportamento de consumo, utilizou-se uma adaptação da CETSCALE, implementada por Shimp e Sharma (1987), voltada ao contexto Paranaense. No Brasil, identificou-se, até o momento, apenas duas publicações utilizando-se desta escala, no estudo de Strehlau et al. (2012) e de Sousa Júnior et al. (2021). Para o alcance dos objetivos, realizou-se um estudo experimental.
O etnocentrismo traduz o sentimento de superioridade atribuído a um país frente a outros (Obermiller et al., 1989). Isso nos permite inferir que, quando analisado da perspectiva do consumo, o consumidor etnocêntrico tenderia a dar preferência aos produtos da sua terra, locais (Fernández-Ferín et al., 2013). Lorenz et al. (2015) destacam que a regionalidade atribuída a diversos produtos se caracterizou como um importante e decisivo critério na avaliação que os consumidores têm dos produtos e, principalmente, na tomada de decisão de compra do mesmo.
O objetivo dessa pesquisa foi identificar uma possível relação entre o etnocentrismo e a intenção de compra de produtos locais, a pesquisa utilizou-se de uma investigação quantitativa, de natureza descritiva. Serviu-se a escala denominada CETSCALE, implementada por Shimp and Sharma (1987), o questionário original em inglês foi traduzido para o português. As hipóteses propostas foram testadas por meio de um experimento, cuja variável independente é a origem da marca (ser ou não local), e a variável dependente é a intenção de compra, com a moderação do nível do etnocentrismo.
A amostra válida com 142 respondentes, 52,8% do sexo masculino, idade média 39 anos, 40,1% com nível de renda entre 3 a 8 salários mínimos e superior completo (69,7%). Foi realizada a análise Fatorial Exploratória da CETSCALE pelo método de extração de Componentes Principais e Rotação Varimax, carregados em duas dimensões, ambas com Alpha>.9. Pelo teste T, infere-se que marcas que tem apresentação de origem local aumenta a intenção de compra e através de uma ANOVA 2X2 infere-se que no cenário local existe maior intenção de compra conforme o nível de regionalismo sobressai.
Marcas que tem apresentação de origem local aumenta a intenção de compra, portanto, corrobora-se a Hipótese 1 e em síntese, corrobora-se parcialmente a Hipótese 2, pois os resultados apontam que o etnocentrismo influencia a intenção de compra de marcas locais quando a dimensão regionalismo prevalece.
SOUSA JÚNIOR, J. H.; SANTOS, W. S.; ROCHA, R. A. Intenção de compra de produtos locais em consumidores de estados brasileiros de alto sentimento bairrista. Revista Brasileira de Administração Científica, v.12, n.2, p.23-38, 2021.
STREHLAU, V. I.; PONCHIO, M. C.; LOEBEL, E. Uma avaliação da escala de etnocentrismo do consumidor (CETSCALE): indícios do Brasil. Brazilian Business Review, v.9, n.4, p.108- 132, 2012.
SHIMP, T. A.; SHARMA, S. Consumer Ethnocentrism: Construction and Validation of the CETSCALE. Journal of Marketing Research, v.24, n.3, p.280-289, 1987.