Resumo

Título do Artigo

Pagamentos eletrônicos e desenvolvimento econômico: uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Pagamentos eletrônicos
Pagamentos móveis
Desenvolvimento econômico

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Breno Cesar de Sena
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Campus Sorocaba
2 - Flávio Leonel de Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia
3 - Paula de Camargo Fiorini
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) - Engenharia de Produção
4 - Neila Conceição Cunha Nardy
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Departamento de Administração - Campus Sorocaba

Reumo

Os instrumentos de pagamentos estão sendo revolucionados por mudanças nos hábitos dos consumidores, empresas, surgimento de novas tecnologias e estímulos regulatórios que visam o aumento da competição. Apesar dos instrumentos de pagamento terem sido transformados mundialmente por inovações nos últimos anos e terem forte relação com a economia e sociedade de cada país, não existem estudos recentes que consolidaram e avaliaram as publicações sobre o tema, principalmente a partir da perspectiva de desenvolvimento econômico.
O problema a ser explorado é: qual o estágio atual de publicações a respeito do tema, os principais trabalhos, autores mais influentes, artigos mais relevantes e oportunidades de pesquisas futuras? Para atingir esse objetivo e responder à questão da pesquisa, foi realizada uma revisão sistemática da literatura com dados do Scopus e Web of Science e análise qualitativa de 80 artigos.
O incentivo ao crescimento dos pagamentos eletrônicos dá aos consumidores e comerciantes mais opções de escolha e estimulam o aumento da concorrência, além de promover uma maior inclusão financeira, dando àqueles sem acesso ao sistema bancário uma introdução aos serviços financeiros formais. Os pagamentos eletrônicos proporcionam aos governos uma capacidade maior de coletar receitas fiscais adicionais e leva ao aumento dos gastos com bens e serviços, criando um ciclo econômico virtuoso e maior prosperidade econômica.
Foi possível identificar e estabelecer dez dimensões distintas nas pesquisas de pagamentos eletrônicos e desenvolvimento econômico: (a) pagamentos móveis; (b) dinheiro móvel; (c) instrumentos de pagamento e sistemas de pagamento; (d) economia digital; (e) inclusão financeira; (f) pagamentos eletrônicos e pagamentos online; (g) criptomoedas e blockchain; (h) pagamento sem dinheiro e economia sem dinheiro; (i) comércio eletrônico (e-commerce); e (j) bancos online e bancos eletrônicos.
Os resultados revelam que (i) os campos de pesquisa são variados e permeiam diferentes áreas de conhecimento como: inovação em pagamentos, instrumentos de pagamento digitais, sistema econômico e financeiro, aspectos sociais, intenção de adoção de pagamentos móveis, Information and Communication Technologies for Development (ICT4D), custo de transações e segurança em transações online; (ii) em todas as dimensões de pesquisa o aspecto socioeconômico possui destaque, uma vez que a questão regulatória/governamental se apresenta como um fator crucial para o sucesso dos instrumentos de pagamento.
DEMIRGÜÇ-KUNT, Asli; KLAPPER, Leora; SINGER, Dorothe; ANSAR, Saniya; HESS, Jake. The Global Findex Database 2017: Measuring Financial Inclusion and Opportunities to Expand Access to and Use of Financial Services*. The World Bank Economic Review, [S. l.], v. 34, n. Supplement_1, p. S2–S8, 2020. DOI: 10.1093/wber/lhz013. SLOZKO, Olena; PELO, Anna. The Electronic Payments as a Major Factor for Futher Economic Development. Economics & Sociology, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 130–140, 2014. DOI: 10.14254/2071-789X.2014/7-3/10.