1 - Selma Regina Martins Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Volta Redonda
2 - Victoria Viana da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Volta Redonda
Reumo
A auditoria dentro de grandes organizações é sem dúvida um dos pontos mais cruciais de um processo gerencial. Tanto as auditorias internas quanto externas têm seu papel muito bem definido dentro de uma empresa, uma vez que são pontos chaves para auxílio em tomadas de decisões e identificação de possíveis riscos e gargalos dentro de uma cadeia de processos.
A pesquisa em questão tem como objetivo principal abordar os principais inibidores (barreiras) para a implementação de um Big Data Analítico (BDA) na auditoria.
O Big Data é essencialmente a análise de grandes e variados conjuntos de dados, oriundos de diversas fontes e formatos, sendo eles estruturados ou não, tendo como principal objetivo a geração de informações (ZHONG et.al., 2016). Buhl et al. (2013) traz o conceito dos 4 v’s do Big Data e suas informações: Volume, Velocidade, Variabilidade e Veracidade.
A partir da revisão da literatura foram levantados os principais pontos de dificuldade dentro de um sistema BDA, organizado em uma matriz de julgamento afim de ser utilizada para a elaboração de um questionário. Após elaborado, foi enviado por meio de formulário online para um total de 200 profissionais de Auditoria, em um período de um mês. Feita a aplicação, foram recebidas 23 respostas, as quais subsidiaram as análises de resultados.
Na opinião dos auditores, as principais barreiras/inibidores na implementação de um BDA dizem respeito às capacidades dinâmicas e digitais das organizações. Por outro lado, as capacidades analíticas de big data não representam barreiras na maioria de suas dimensões
Diante do exposto, é essencial que os gestores concentrem seus esforços na melhoria contínua de suas capacidades dinâmicas e digitais a fim de diminuir a distância da implementação de uma ferramenta tão importante e fortemente utilizada em outros setores de diferentes indústrias, trazendo uma nova barreira na competitividade.
DAVENPORT, T. Big data at work: Dispelling the myths, uncovering the opportunities. Editora: Harvard Business Review Press, 2014.
GUPTA, M; GEORGE, J. F. Toward the development of a big data analytics capability, Information & Management Vol. 53, 8, December 2016, Pages 1049-1064
MIKALEF, P. et al. Big data analytics and firm performance: Findings from a mixed-method approach. Journal of Business Research, 2019. Journal of Business Research, Vol. 98, pp. 261-276