Resumo

Título do Artigo

O NÍVEL DE ATUAÇÃO DAS EMPRESAS ACERCA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC): Um estudo quantitativo com empresas que compõem o dow jones sustainable index world
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Responsabilidade Social Corporativa.
Dow Jones Sustainable Index World (DJSI).
Perfil Social.

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - ANDREZA RODRIGUES DE ARAÚJO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró
2 - Elisabete Stradiotto Siqueira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Departamento de Ciências Sociais
3 - Lilian Caporlíngua Giesta Cabral
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA/UFERSA)

Reumo

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) está cada vez mais presente no contexto empresarial, devido às fortes pressões impostas pela sociedade e pelos Stakeholders. O ato de divulgar essas informações e práticas passaram a ser cruciais no Mercado de Ações mundial
Qual o nível de atuação das empresas líderes que compõem o Dow Jones Sustainable Index World (DJSI) de 2020, acerca da Responsabilidade Social Corporativa (RSC)? O objetivo dessa pesquisa é identificar o perfil social das empresas líderes que compõem o Dow Jones Sustainable Index World (DJSI) da carteira de 2020.
Nesta pesquisa, adota-se a base teórica voltada para a segunda vertente supracitada, pois irá analisar empresas líderes de setores que já possuem práticas sustentáveis voltadas para as três dimensões: social, ambiental e econômica e divulgam suas informações voluntariamente, com foco no valor gerado para o mercado de ações que é uma forma estratégica na busca por mais investidores, assim como para a sociedade em geral.
Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 60 empresas líderes dos diferentes setores elencados pela metodologia DJSI da carteira de 2020, analisando os seus scores da Dimensão social, como também os relatórios de sustentabilidade divulgados voluntariamente, afim de traçar um perfil social dessas empresas.
O primeiro fator analisado foram a composição e frequência dos países que sediam as empresas listadas, a partir disso, os dados mostraram uma lista de 22 países diferentes, com destaque para os Estados Unidos representando 11 empresas da amostra, o que pode ser motivado pelo papel incentivador que o país vem desempenhando desde cedo com os aspectos socioambientais (BIFFI et al., 2021, DE OLIVEIRA SOUZA et al., 2021, FIACK et al., 2021, YUAN et al., 2021, CAMBESES-FRANCO et al., 2022).
Com os resultados, foi possível identificar a grande influência dos Estados Unidos, Europa e Ásia no contexto socioambiental, sendo retratada pela alta composição de empresas dessas regiões no DJSI. Outro fator relevante, foram os níveis elevados dos scores demonstrados pelas empresas do estudo, o que mostra uma sensibilidade das empresas com a dimensão social, mesmo que sofra efeitos das questões estratégicas do mercado e salienta-se a preocupação das empresas com a saúde e segurança no trabalho, principalmente devido às mudanças ocasionadas pelo período pandêmico atual.
ADAMSKA, A; DĄBROWSKI, T. J. Investor reactions to sustainability index reconstitutions: Analysis in different institutional contexts. Journal of Cleaner Production, v. 297, p. 126715, 2021. AL AINA, R; ATAN, T. The Impact of Implementing Talent Management Practices on Sustainable Organizational Performance. Sustainability, v. 12, n. 20, p. 8372, 2020. ANASTAS, P. T.; ZIMMERMAN, J.B. Moving from Protection to Prosperity: Evolving the US Environmental Protection Agency for the next 50 years. Environmental Science & Technology, v. 55, n. 5, p. 2779-2789, 2021.