Cultura Organizacional
Capacidade de Inovação
Internacionalização
Área
Gestão da Inovação
Tema
Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação
Autores
Nome
1 - Juciele Marta Baldissarelli UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau
2 - Giancarlo Gomes UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd e Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC
3 - Ivanete Schneider Hahn UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE (UNIARP) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade
Reumo
A inovação é um fator fundamental para a competitividade e desempenho organizacional. Ao se considerar o ambiente externo em um mundo cada vez mais global, uma organização precisa de inovação para se manter competitiva em seu mercado de atuação, bem como na conquista de novas oportunidades de negócio. Desta maneira, é necessário identificar quais elementos influenciam na capacidade de inovação. Um dos possíveis atributos ambientais relacionados a inovação, é a cultura organizacional, pois ela é considerada um fator socioambiental que direciona todas as atividades da organização
Assim, apesar do crescente interesse em pesquisas acerca da cultura organizacional e inovação, ainda existe escassez de conhecimento a respeito de como os diferentes tipos de cultura organizacional (clã, adhocracia, hierárquica e mercado) atuam na Capacidade de Inovação (CI) e na Orientação para o Crescimento Internacional (OCI) de empresas. Para isso, a pesquisa se detém em analisar tais constructos utilizando-se como base o setor vitivinícola.
Uma cultura organizacional que preze mais pela inovação valoriza a criatividade, o empreendedorismo e a tomada de riscos, e apresenta-se de forma mais comum em empresas que operam em contextos dinâmicos, e também, naqueles que tentam ser líderes em seus mercados (ZHANG, KNIGHT; TANSUHAJ, 2014), uma vez que as organizações líderes e bem-sucedidas, têm a capacidade de absorver a inovação na cultura e nos processos de gestão (MARTINS; TERBLANCHE, 2003). A capacidade de inovação fomenta a internacionalização da empresa (LIU; CHEN, 2012).
Esta pesquisa é quantitativa, caracteriza-se como descritiva, do tipo levantamento (survey) aplicada a uma amostra representativa de 230 organizações vitivinícolas brasileiras. O instrumento de coleta de dados foi composto por questionário contendo 50 questões, com uso de escala tipo Likert 5 pontos, além das perguntas de perfil das organizações e dos respondentes. Os dados foram estudados por meio de análise estatístico descritiva, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais.
Os resultados da pesquisa, demostraram suporte dos dados para com seis das nove hipóteses formuladas na relação entre cultura organizacional, capacidade dinâmica de inovação e orientação para o crescimento internacional. Os tipos de cultura que mostraram ter relação positiva com a capacidade dinâmica de inovação, foram clã, adhocracia e mercado. Já a do tipo hierárquica não apresentou nenhum tipo de relação. Quando se volta para a orientação para o crescimento internacional, o estudo constatou que a cultura de mercado é a mais propícia para desenvolver tal orientação.
Confirmou-se que a cultura clã, não é ideal quando o objetivo for internacionalização. Ainda as culturas do tipo adhocracia e hierárquica não apresentaram nenhuma relação. Por fim, a tese constatou que a capacidade dinâmica de inovação possui relação positiva quando a orientação para o crescimento internacional. Ao final, as constatações fornecem aos gestores contribuições práticas, uma vez que possuem a partir de então, informações acerca de quais os tipos de cultura que devem ser fomentados quando se tem como objetivo inovar e internacionalizar-se.
CAMERON, K. S.; QUINN, R. E. Diagnosing and changing organizational culture: Based on the competing values framework. 3. ed. São Francisco: Jossey-Bass, 2011.
NUMMELA, N.; PUUMALAINEN, K.; SAARENKETO, S. International growth orientation of knowledge-intensive small firms. Journal of International Entrepreneurship, [s.l.], v. 3, n. 1, p. 5-18, mar. 2005.
WANG, C. L.; AHMED, P. K. The development and validation of the organizational innovativeness construct using confirmatory factor analysis. European Journal of Innovation Management, [s.l.], v. 7, n. 4, p. 303-313, 2004.