Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADE GESTAO DOS STAKEHOLDERS DA PORTONAVE S/A – TERMINAIS PORTUÁRIOS DE NAVEGANTES
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Capacidade de Gestão
Terminal Portuário
Stakeholders

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - rubia alexandra de souza de almeida
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - itajai
2 - Willian José de Souza
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí

Reumo

O transporte marítimo, além de estratégico, representa aproximadamente 85% das movimentações comerciais entre nações. A Portonave S/A é considerado um dos terminais portuários mais importantes do país, e foi eleito o mais eficiente do Brasil no ano de 2021. Desenvolvemos um estudo de caso realizando entrevistas semiestruturadas em funções estratégicas dentro da organização e correspondendo ao que preconiza a capacidade de gestão de stakeholders, considerando as dimensões: comunicação e negociação, marketing, proatividade, formulação etratégica, recursos e stakeholders-serving.
Os impactos relacionados às atividades portuárias afetam de forma direta ou indireta a vida ou atividade dos stakeholders envolvidos. Neste sentido, a compreensão da percepção dos dirigentes em relação aos stakeholders far-se-á importante, uma vez que, tal percepção será determinante para as práticas desenvolvidas pela Portonave em sua capacidade de gestão de stakeholders (CGS).
Devido à complexidade de stakeholders envolvidos nas operações portuárias, podem ocorrer conflitos entre as partes, o desempenho das organizações poderá depender da sua capacidade de gerenciar essas ameaças, seja lidando com as pressões e incertezas no ambiente, seja fortalecendo relações eficientes e eficazes entre as partes, seja pela sua capacidade relacionada a tomadas de decisões.
O objetivo deste estudo, está centrado em identificar as concepções e estratégias adotadas para atingir um alto grau de capacidade de gestão dos stakeholders que influenciam o processo de gestão organizacional pelo terminal portuário, considerando também, o seu posicionamento frente às necessidades de transformações e adequações estruturais nesse ambiente. Justifica-se que esta temática abrange questões associadas diretamente ao gerenciamento dos processos administrativos e operacionais em portos brasileiros.
A pesquisa demonstrou a forma ajustada em que os elementos estudados estão inseridos no mapeamento estruturado e formal da Portonave S/A com o resultado obtido através de entrevistas semiestruturas aos gestores da empresa que descreveram como stakeholders de maior relevância as Instituições Governamentais e seus clientes: ANTAQ, Receita Federal e a CONPORTOS.
Este estudo proporciona uma base literária de um tema complexo que são os stakeholders, fundamentado com poucos autores e que poderá ser utilizado para enriquecer novos estudos, mas sobretudo, transmite aos gestores de terminais portuários ou relacionados à logística portuária, conhecimentos que se aplicados em suas organizações, podem auxiliá-los na construção de ferramentas que facilitem o alcance de resultados de acordo com os objetivos de cada instituição.