Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADES GERENCIAIS DINÂMICAS E GOVERNANÇA EM CLUSTERS: o Caso do Porto Digital
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Capacidades Gerenciais Dinâmicas
Governança de Cluster
Tríplice Hélice

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - GIBSON MEIRA OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCHSA - Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias
2 - Anielson Barbosa da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração

Reumo

A governança de cluster, é um modo de coordenação de atividades interdependentes, um sistema auto-organizativo que inclui redes interpessoais e negociação coordenada entre organizações e governo, com a finalidade de mediar as relações entre empresas e auxiliar na integração de atividades de cooperação interorganizacional, e, o construto das Capacidades Gerencias Dinâmicas pode impulsionar a revitalização da capacidade dinâmica, por meio da governança, que influencia as decisões de gestão e estratégicas da empresa, a cooperação mútua e tornar as empresas competitivas no mercado.
No Brasil, existem vários clusters e um deles vinculado à área de tecnologia é o Porto Digital (PD) que tem representatividade no cenário tecnológico nacional, consolidado pelo número de empresas lá instaladas, e, entender a dinâmica de gestão, motivou a realização deste estudo que objetiva compreender como a mobilização de Capacidades Gerenciais Dinâmicas (CGD) atua na governança do Porto Digital (PD) na relação entre empresas, governo e universidades.
A governança em clusters coordena ações para fomentar aprendizagem, conhecimento e inovação, por meio da cooperação entre empresas, governo e universidades. Essa rede de relações permite a gestão alinhar, reconfigurar e gerar recursos internos e externos, o que demanda o desenvolvimento e a mobilização de CGD.
O estudo é de natureza exploratória, qualitativa, e caracteriza-se como um caso único. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e análise de documentos. Adotou-se técnicas de análise de conteúdo baseada em procedimentos descritos por Bauer e Gaskell (2003).
Observou-se que a mobilização de CGD potencializa a governança do cluster e os relacionamentos internos e externos, a estrutura de governança alinha-se ao modelo da Tríplice Hélice, e o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) atua de maneira dinâmica na combinação e integração de recursos internos e externos para adequar-se às necessidades do mercado e fomentar estratégias de inovação e crescimento do PD.
Conclui-se que o alinhamento da estrutura de governança do cluster ao modelo da Tríplice Hélice comprovam que as relações de cooperação do PD acontecem em seu ambiente interno, entre empresas, mas há uma relação e participação ativa do governo e das universidades. A governança promove uma riqueza de Capitais Gerencial, Humano e Cognitivo, determinantes na gestão do conhecimento e no processo de planejamento e direcionamento estratégico do NGPD.
Adner, R., & Helfat, C. E. (2003). Corporate effects and dynamic managerial capabilities. Strategic Management Journal, 24(10), 1011–1025.; Cassanego Júnior, P. V., Boaventura, J. M. G., Azevedo, A. C., & Telles, R. (2019). Governance in business clusters: proposal for an application of an analytical model. Entrepreneurship & Regional Development, 31(9-10), 984-1010. ; Etzkowitz, H., & Leydesdorff, L. (1995). The triple helix-university-industry-government relations: a laboratory for knowledge-based economic development. European Association Study Science and Technology Review, 14(1), 14-19.