Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DA MUDANÇA DO CÓDIGO ELEITORAL NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING POLÍTICO
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Marketing Político
Código Eleitoral
Redes Sociais

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Jonathan Souza Teixeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração Pública
2 - Denis Renato de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração Pública

Reumo

As reformas, implementadas pelas leis nº 13.165 de 2015 e nº 13.487 de 2017 tiveram como principais características o veto ao financiamento de campanha por pessoas jurídicas e a imposição do “limite de gastos”. Essas mudanças provocaram nos candidatos uma necessidade de repensar suas estratégias, trabalhar a promoção eleitoral com base no desempenho político durante o mandato, usando-se dos conceitos de marketing governamental e a utilização dos novos meios de comunicação, como as mídias sociais e demais plataformas alternativas.
Quais são os efeitos da mudança do código eleitoral nas estratégias de marketing político adotadas pelos deputados nas eleições de 2014 e 2018? Buscou-se por esta pesquisa compreender os efeitos da reformulação do código eleitoral brasileiro nas estratégias de marketing político adotadas por quatro deputados estaduais eleitos em Minas Gerais nos anos de 2014 e 2018.
Esta pesquisa faz uma revisão sobre marketing público, que compreende ações de marketing de serviços públicos, marketing social, político (eleitoral, partidário e governamental) e de localidades. Todas as abordagens trabalham com o foco nas pessoas e por isso se torna necessário que os profissionais das áreas tenham conhecimento sobre os métodos e estratégias que podem ser adotados. Além disso, trata também da descrição das reformulações da legislação eleitoral.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva que se utilizou da técnica de revisão documental e pesquisa netnográfica como instrumento de coleta de dados.
Como resultados destacam-se, além (1) da influência da legislação nas estratégias de comunicação adotadas pelos deputados na campanha eleitoral, (2) os efeitos das mídias digitais para melhoria da capacidade de interação dos candidatos e (3) a sua contribuição para redução dos gastos.
As alterações na legislação eleitoral se mostraram cruciais para a compreensão da transição das práticas do marketing político, seja para redução do gasto como para busca de novas alternativas de comunicação, destacando o interesse e necessidade de uso do marketing governamental como ferramenta de manutenção no poder, além, também, de contribuir para um maior empoderamento social.
FROEMMING, L. M. S. Marketing Público. Ijuí: Unijuí, 2009. 78 p. GAUDÊNCIO TORQUATO, F. G. T. R.. Marketing Político e Governamental: um roteiro para campanhas políticas e estratégias de comunicação. 6. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1985. 88 p. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 248 p. KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. São Paulo: Penso, 2010. 203 p. PENTEADO, C. L. C. Facebook e campanha eleitoral digital. Em Debate, Belo Horizonte, ano 4, n. 4, p. 41-53, 2012.