Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS SOCIAIS E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTOS SUSTENTÁVEL: um retrato do contexto brasileiro
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Negócios sociais
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Pesquisa documental

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Tatiani Schmitt
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Anete Alberton
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA - PMPGIL / UNIVALI
3 - Icaro Roberto Azevedo Picolli
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu

Reumo

Com advento da agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2015 pela ONU, juntamente com o discernimento dos indivíduos sobre os grandes desafios do mundo globalizado, especialmente questões relacionadas ao âmbito social, tem estimulado as pesquisas acadêmicas sobre empreendedorismo social, principalmente sobre negócios sociais (NS), nos últimos anos (Gonçalves et al., 2015; George et al., 2016; Schmitt & Alberton, 2022).
Os NS possuem seu propósito alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, garantindo as pessoas em qualquer lugar, saúde, empoderamento, sustentabilidade e bem-estar (Kassim et al., 2020), bem como contribuir para a implementação dos ODS (Gunzel-Jensen et al., 2020). Desse modo, os NS podem auxiliar no desenvolvimento sustentável, com o papel de promover a mudança cultural e minimizar os problemas sociais. Assim, este artigo é desenhado para verificar as práticas relacionadas aos objetivos de desenvolvimentos sustentável em negócios sociais.
Os NS são empresas que usufruem de mecanismos de negócios tradicionais, como produtos, clientes, mercados, para solucionar os problemas sociais, com o intuito de proporcionar a sociedade melhores condições de vida, especialmente, à populações de baixa renda (Yunus et al., 2010; Rosolen et al., 2014). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, ocorrida em setembro de 2015, ela é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030 (ONU, 2015).
Para tal, foi realizado uma pesquisa exploratória com levantamento de informações, por meio da técnica documental. Quanto a análise de dados, utilizou-se à análise descritiva e análise de conteúdo. Para a construção do banco de dados, foi realizado um levantamento com dados secundários, disponíveis em relatórios e sites de instituições privadas. Inicialmente, foi mapeado os negócios sociais atuantes no país e em seguida, identificou-se suas práticas relacionadas aos objetivos de desenvolvimentos sustentável.
O resultado apresentou uma amostra de 603 NS no país, os quais estão em sua maioria sediados na região Sudeste (57,07%), principalmente na cidade de São Paulo. Os resultados evidenciaram uma forte tendência de atuação dos negócios sociais em educação, saúde e tecnologia. Também evidenciou os principais ODS atendidos pelos NS, os quais são: ODS 12, ODS 8 e ODS 11. Os resultados demostraram ainda o impacto positivo que os negócios têm gerado, principalmente a capacidade de desenvolvimento para a sociedade brasileira.
Grande parte dos NS estão sediados na região Sudeste (57,07%), principalmente na cidade de São Paulo, porém com baixa quantidade de negócios na região Centro-oeste (4, 66%). Nos últimos anos houve uma mudança de interesse de atuação dos NS, o que pode ter ocorrido devido ao surgimento de novos desafios e as mudanças nos cenários econômico e político do país. Os NS têm impactado positivamente no Brasil, porém há necessidade de mais desenvolvimento e incentivos para esses negócios, principalmente por parte do Estado e da comunidade local.
Kassim, E. S., Tajmi, T. A. M., Hairuddin, H., Malik, A. M. A., & Tobi, S. U. M. (2020). Mapping social enterprise to sustainable development goals. International Journal of Environment and Sustainable Development, 19(2), 209-237. Schmitt, T., & Alberton, A. (2022). Social Business Performance: Is It Possible To Measure? Review And Research Agenda. Revista De Gestão Social E Ambiental, 16(1), e02858. Yunus, M., Moingeon, B., & Lehmann-Ortega, L. (2010). Building social business models: Lessons from the Grameen experience. Long range planning, 43(2-3), 308-325.