Estratégia e Competitividade nas cadeias agrícolas
Autores
Nome
1 - Jéssica Marques de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Campus de Naviraí
2 - Jaiane Aparecida Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Câmpus de Naviraí
3 - Rejane Heloise dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá
4 - Victor Fraile Sordi UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - CPNV
Reumo
As hortaliças do tipo fruto apresentam forte importância no setor socioeconômico nacional, pois são fontes geradoras de emprego e renda em todos os elos da cadeia produtiva. A maior parte da produção está concentrada em propriedades de exploração familiar, devido a sua proeminente exigência de mão-de-obra ao longo de seu processo produtivo. Em 2019, essa cultura gerou para a economia do país um valor estimado de R$ 1.538.463,00, com uma produção de 2.278.186 toneladas em uma área colhida de 98.489 hectares (IBGE, 2019).
O município de Eldorado, na Região do Cone-sul do estado de Mato Grosso do Sul (MS), é considerado a capital da melancia pela sua grande produção do fruto e pela qualidade do produto. Eldorado é o maior produtor da região e, em média, tem apresentado cerca de 30% da produção do estado. Considerando a importância do cultivo da melancia para o município de Eldorado, bem como a escassez de pesquisas em localidades do interior, o objetivo geral do trabalho foi compreender como ocorre a produção e a comercialização da melancia no município de Eldorado-MS, a partir da perspectiva dos produtores.
As cadeias produtivas do agronegócio são de grande importância para o Brasil, pois são responsáveis por fomentar a economia interna do país. As hortaliças apresentam particularidades que as distingue de outros setores produtivos, visto que, são produtos frágeis e altamente perecíveis (GUEDES; NASCIMENTO, 2019). O cultivo da melancia é um dos setores que mais detém mão de obra, devido à sua necessidade de cuidados e práticas manuais, contribuindo assim para a geração de empregos tanto no campo quanto na sua comercialização (ASSUNÇÃO; WANDER; CARDOSO, 2013).
A pesquisa teve caráter qualitativo descritivo com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os dados secundários foram coletados por meio da Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro produtores locais e visita às propriedades. Todos os dados foram categorizados e analisados com base na análise de conteúdo.
Observou-se que os produtores são de pequeno porte e de cunho familiar, com mão de obra que varia bastante dependendo da etapa do processo. As unidades de produção localizam-se muito próximas dos centros urbanos e os produtores sobrevivem da agricultura, mas não essencialmente da cultura da melancia. As dificuldades de produção estão relacionadas aos aspectos climáticos e ataques de virose, o que influencia na produção de um fruto de qualidade, atrelado a isso, na comercialização pode ser percebida a dificuldade de oferecer ao mercado um fruto de acordo com as exigências dos consumidores.
Conclui-se que há necessidade de elaboração de políticas públicas voltadas a estudar formas de estabelecer valores de referência, principalmente para que os produtores não precisem enfrentar tantas incertezas de mercado. Alternativas adicionais poderiam ser empreendidas pelo município em parceria com o Estado, na busca de formas de investimento em especialização e capacitação para os produtores e profissionais agrônomos, com objetivo de acompanhar a produção mais detalhadamente ou como forma de incentivar os produtores ao crescimento e a permanência nessa atividade.
BATALHA, M. O. Gestão Agroindustrial. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2014.
CAMARGO JUNIOR, O. A.; BRANDÃO FILHO, J. U. T.; SANTOS, H. S.; DE FREITAS, P. S. L. Hortaliças-Fruto: aspectos gerais e uma estimativa da produção científica. In: BRANDÃO FILHO, J. U. T.; DE FREITAS, P. S. L.; BERIAN, L. O. S.; GOTO, R. Hortaliças-fruto [online]. Maringá: EDUEM, 2018, p. 23-34.
GUEDES, I. M. R; NASCIMENTO, W. M. Panorama da produção de hortaliças no Brasil. Embrapa Agropecuária Oeste-Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E), 2019.