Resumo

Título do Artigo

Internacionalização e sustentabilidade corporativa: uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Internacionalização
Sustentabilidade
Revisão sistemática

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Arthur Antonio Silva Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN/PPGAdm
2 - CINTIA RODRIGUES DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
3 - Kárem Cristina de Sousa Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN

Reumo

Estudos apontam que a expansão internacional está relacionada com o nível de sustentabilidade empresarial. Essa relação ocorreria, pois, muitas vezes, ao se internacionalizarem, as companhias necessitam atender as regulamentações de outros países quanto a sustentabilidade, que tendem a ser a ser mais rigorosas em países desenvolvidos. E também, considerando o processo de adaptação no novo mercado de atuação, a sustentabilidade é uma das formas de atenuar os problemas de legitimidade e de atender às pressões dos stakeholders globais.
A pergunta norteadora desta pesquisa é: quais as principais tendências nos estudos que relacionam internacionalização de empresas com sustentabilidade? E o objetivo consiste em identificar e analisar as principais tendências das publicações da Web of Science que relacionam internacionalização e sustentabilidade. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, utilizando como a síntese narrativa como técnica de pesquisa qualitativa.
A internacionalização, dessa forma, está relacionada com o desenvolvimento da sustentabilidade empresarial, podendo fortalecê-la conforme o grau da expansão internacional da empresa aumenta. Os gestores, assim, buscam atender os requisitos dos stakeholders com base nos mercados externos, de forma a minimizar os problemas de legitimidade e a superar as responsabilidades do mercado de origem. E com a maior expansão internacional estão sujeitas a uma maior visibilidade no cenário internacional, o que aumenta a sua suscetibilidade de serem monitoradas pelos stakeholders e integrantes do mercado.
Os resultados encontrados apontam que há quatro categorias de tendências de pesquisas que relacionam os temas: (1) Internacionalização e sustentabilidade: convergências e divergências; (2) Capacidades dinâmicas; (3) PMEs e competitividade; e (4) Cadeias de suprimentos e pressões dos stakeholders.
Em relação à aplicação da técnica da síntese narrativa, constatou-se que há quatro categorias que se apresentam como tendências de pesquisas quanto a relação entre internacionalização e sustentabilidade. Os resultados obtidos apontam que há uma tendência de aumento na quantidade de artigos que relacionam internacionalização e sustentabilidade, principalmente, nos últimos três anos, se apresentando como um tema emergente na literatura. Além disso, verificou-se que os artigos mais citados abordam questões como certificações ambientais, pressões sobre os stakeholders e capacidades dinâmicas.
Aray, Y., Dikova, D., Garanina, T., & Veselova, A. (2021). The hunt for international legitimacy: Examining the relationship between internationalization, state ownership, location and CSR reporting of Russian firms. International Business Review, 30(5), 101858. Ciasullo, M. V., Montera, R., Cucari, N., & Polese, F. (2020). How an international ambidexterity strategy can address the paradox perspective on corporate sustainability: Evidence from Chinese emerging market multinationals. Business Strategy and the Environment, 29(5), 2110-2129.