Competência Digital
Comportamento de Trabalho Inovador
Administração Pública
Área
Administração Pública
Tema
Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades
Autores
Nome
1 - Larissa Pinon de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Belém/PA
2 - Thiago Poleto UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Fernando de Assis Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
4 - Camila Carvalho Ramos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Ifch
Reumo
As Instituições de Ensino Superior (IES), no Brasil, avançaram nos últimos dez anos em função das transformações digitais. As tecnologias digitais transformaram o modo como os serviços públicos educacionais agregam valores aos estudantes universitários. Embora a digitalização não seja um fenômeno novo, continua evoluindo e permitindo o desenvolvimento de competências digitais. A competência digital, hoje, faz parte da competência profissional de especialistas de qualquer área. Estudos anteriores ainda não abordaram a influência da competência digital em comportamentos de trabalho inovadores.
Estudos anteriores ainda não abordaram a influência da competência digital em comportamentos inovadores de colaboradores. Logo, a presente pesquisa pretende responder a seguinte questão: Qual a relação entre competência digital e comportamento de trabalho inovador? Desse modo, este estudo visa aprofundar a compreensão sobre o comportamento de trabalho inovador do colaborador, de forma a examinar o impacto da competência digital no seu desempenho.
A competência digital refere-se a habilidades relacionadas ao acesso à informação e ao processamento e uso da comunicação, a fim de proporcionar o direcionamento das estratégias organizacionais. Ela contém três fatores centrais: infraestrutura digital, integração digital e gerenciamento (YU; MOON, 2021). O Comportamento de Trabalho Inovador consiste em todo comportamento do colaborador voltado para geração, introdução e/ou aplicação de ideias, processos, produtos ou procedimentos novos e destinados a beneficiar a unidade de trabalho (DE SPIEGELAERE; VAN GYES; VAN HOOTEGEM, 2014).
A pesquisa propôs um modelo conceitual no qual foram apresentadas 3 hipóteses. Para coleta de dados foram aplicados questionários adaptados de estudos anteriores a uma amostra de servidores da Universidade Federal do Pará. O questionário foi baseado em 4 construtos: Infraestrutura Digital, Integração Digital, Gerenciamento Digital e Comportamento Inovador no Trabalho, os quais foram medidos em uma escala likert de 5 pontos. Para análise dos dados foi aplicada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), através do pacote de software SmartPLS 3.
A partir da análise dos dados, os resultados evidenciaram que a infraestrutura digital (ID) exerce uma influência positiva no comportamento inovador de trabalho (CIT), confirmando a hipótese 1 do referido estudo. Além disto, a hipótese 2 do estudo não foi suportada, logo, a integração digital não exerce influência no comportamento inovador de trabalho. Por fim, comprovou-se que o gerenciamento digital influencia positivamente no comportamento inovador de trabalho, confirmando a hipótese 3.
Criar um ambiente e promover o comportamento de trabalho inovador é um desafio para as instituições públicas. Nesta pesquisa, foi proposto um modelo conceitual para as organizações públicas. Para a inovação em organizações públicas, a gestão deve considerar a competência digital como fator primário para gerar comportamento de trabalho inovador entre os servidores públicos. Embora investir em tecnologia seja fator fundamental, não garante o comportamento inovador no trabalho.
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