Resumo

Título do Artigo

Uma proposta de framework para pesquisas com Educational data mining no contexto da América Latina
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Data Mining
Efeito Escola
EDM

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ciências de dados e Inteligência analítica

Autores

Nome
1 - BRUNO FRANCISCO BATISTA DIAS
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Caxias
2 - Deborah Zouain
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Caxias

Reumo

Acreditamos que os recentes desenvolvimentos tecnológicos, especificamente as técnicas de mineração de dados, podem vir a contribuírem para analisar informações em larga escala, de modo a extrair conhecimento útil em bancos de dados educacionais, permitindo um entendimento holístico do campo educacional. Esse processo, também chamado de descoberta de conhecimento em base de dados, permite a identificação de padrões por meio do uso de métodos estatísticos combinados com ferramentas de tecnologia da informação (Romero et al., 2010; Shin & Shim, 2021).
Esta pesquisa se propõe a fornecer um framework básico para o uso dessa metodologia, provendo um workflow de como aplicar a mineração de dados na investigação da realidade escolar e do efeito escola, isto é, “o quanto uma organização escolar, pelas suas políticas e práticas internas, acrescenta ao aprendizado do aluno” (Brooke, Cunha & Faleiros, 2011:10). O framework proposto é direcionado, principalmente, a pesquisadores que já possuem conhecimento prévio em estatísticas e noções de banco de dados.
O objetivo do uso da EDM é obter conhecimento útil sobre aspectos educacionais. Em outras palavras, a EDM contempla frameworks, métodos e procedimentos modernos de investigação para identificar problemas e suas possíveis soluções na área da educação (Baker, 2015; Mohamad & Tasir, 2013; Dutt et al., 2017). Entre as vantagens de seu uso, está sua capacidade de facilitar investigações sobre diversos aspectos da educação pública que seriam inimagináveis a poucas décadas atrás.
Trata-se de uma proposta relevante, sobretudo por delinear um percurso metodológico factível para aqueles que possuem um certo conhecimento do tema, mas ainda estão dando os primeiros passos para trabalhar com essa abordagem. A proposta é predominantemente útil, considerando as diversas possibilidades de aplicação do framework para fazer pesquisas contextualizadas sobre questões que afetam o desempenho acadêmico e a permanecia dos estudantes nas escolas desses países.
As diversas realidades existentes na américa latina, assim como as variabilidades nos dados disponíveis são demasiadas complexas para serem investigadas de uma maneira rígida. Por isso, destacamos que a proposta apresentada não é uma regra a ser seguida rigidamente, mas sim um guia de boas práticas. Nesse sentido, além de delinear um caminho sistematizado, orientamos que o pesquisador deve-se nortear pelo respeito das regras estatísticas, o método científico e, evidentemente, a ética.
Bramer, M. (2007). Principles of data mining. Sant Lois: Springer. Brasil. (2021) O que são dados abertos. Disponível em: https://dados.gov.br/pagina/faq. Brooke, N., Cunha, M. A. D. A., & Faleiros, M. (2011). A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, 5(2), 17-79. Coradine, L. C., Lopes, R. V. V., & Maciel, A. F. (2011). Mineração de Dados: Uma Introdução. Journal of the Brazilian Neural Network Society, 9 (3), 168-184.