Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA QUALIDADE E SATISFAÇÃO DO CLIENTE: estudo de caso de 5 empresas sobrevivendo a pandemia da covid-19, com o apoio de uma instituição pública, a ITJC
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Palavras Chave

Gestão da Qualidade
Satisfaçao do Cliente
Covid 19

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - João Paulo Lima dos Santos
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus- Natal Central
2 - Vanessa Desidério
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - campus João Câmara
3 - Haline Henrique Pinheiro da Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Zona Norte

Reumo

No atual cenário, o ambiente econômico tem como característica as rápidas evoluções no mercado e o aumento da concorrência de forma intensificada. Diante disso, as empresas, em especial as micro e de pequeno porte, percebem a necessidade de modificarem seus conceitos, acompanhando estas evoluções para atrair novos clientes e fidelizar a clientela já existente. Dessa forma, considerando a importância da Gestão da Qualidade aplicada nas organizações, o presente artigo busca analisar o grau de satisfação sob a ótica dos clientes dos 5 empreendimentos utilizados como objeto de estudo.
A crise financeira gerada pela pandemia COVID-19 aumentou o desemprego e impulsionou o empreendedorismo por necessidade. Sem formação muitos empreendedores falham no planejamento e gestão de seus empreendimentos; pensando nisso, o programa IF Mais Empreendedor Nacional possibilitou no Brasil, o apoio a microempresas e microempreendedores individuais em situação de vulnerabilidade (oferecendo apoio à gestão por meio de bolsa para alunos do curso técnico e tecnológico atuarem nesses empreendimentos durante seis meses como prática profissional através de parceria com institutos federais).
O presente relato descreve a experiência de cinco empreendimentos apoiados pela Incubadora Tecnológica do Campus João Câmara (ITJC) do IFRN através da parceria com o programa IF Mais Empreendedor. A ITJC ficou responsável por selecionar e supervisionar a execução do projeto que se deu no período de junho a novembro de 2021. Inicialmente foi feito um diagnóstico para compreender a situação de cada empresa, observando os eixos mercado, gestão, tecnologia, pessoas e finanças.
Após diagnóstico, foi feito um plano de ação para apoiar os empreendimentos no eixo gestão através de estudo da pesquisa de satisfação dos clientes, visto que todos relataram ter perdido muitos clientes durante o período de pandemia, mesmo após fazer todos os ajustes possíveis para não fechar as portas. O contexto pretende responder a seguinte pergunta: Até que ponto os clientes das empresas pesquisadas estão satisfeitos com os serviços oferecidos?
Os dados coletados foram apurados por cada empresa individualmente através das respostas obtidas em publicações no Instagram e/ou WhatsApp, como algumas empresas precisaram de adaptações a quantidade de respondentes pode mudar dado as especificidades de cada empresa, dessa forma, ao final do período obteve-se os seguintes resultados: Indicação para um (a) amigo(a), serviço prometido dentro do que foi planejado, responde as dúvidas de forma clara, boa vontade para ajudar os clientes e prestar serviços prontamente, Confiabilidade dos funcionários e informações seguras.
A relevância social do projeto foi muito importante pois ajudou as empresas a manterem engajados seus colaboradores, gerando emprego e renda, ainda que antes do projeto alguns tenham tido a necessidade de demitir alguns funcionários em virtude da crise pandêmica, todos perceberam que pesquisar a satisfação do cliente é muito importante para o desenvolvimento do negócio, uma vez que é o consumidor que determina a qualidade do serviço ou produto ofertado e que sua satisfação pode interferir na decisão de compra de outros.