Resumo

Título do Artigo

MODELO RELACIONAL ENTRE FATORES DE COMUNICAÇÃO INTERNA E VÍNCULOS ORGANIZACIONAIS: destaque para a comunicação afetiva e o papel do líder imediato
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Palavras Chave

Comunicação afetiva
Vínculos organizacionais
Líder imediato

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Denise Pragana Videira
Escola de Comunicações e Artes - USP Campus Butantã

Reumo

Sob o ponto de visa comunicacional, com o aumento da complexidade nas relações de trabalho nos dias atuais as produções científicas do campo da comunicação organizacional passaram a trazer uma perspectiva mais relacional da comunicação (MARQUES; MAFRA, 2018). Este trabalho buscou alinhamento entre a evolução dos estudos sobre comunicação no âmbito interno das organizações com os esforços que vêm sendo introduzidos no campo do comprometimento organizacional (RODRIGUES; BASTOS, 2010), ao introduzir novas linhas de pesquisa sobre vínculos organizacionais,
A pergunta que norteou a pesquisa pode ser apresentada da seguinte forma: ‘Quais são os fatores relacionados ao processo de comunicação interna que influenciam os vínculos organizacionais (comprometimento, entrincheiramento e consentimento) entre trabalhadores e suas organizações empregadoras?’. O objetivo foi propor e validar um modelo que relacionasse tais construtos a partir da percepção de profissionais de Comunicação Organizacional e funcionários de setores administrativos de quatro grandes organizações que atuam no Brasil.
O comprometimento organizacional é compreendido como vínculo de natureza afetiva (MOWDAY; PORTER; STEEERS, 1982). Já o vínculo do entrincheiramento organizacional envolve o fato do trabalhador se sentir preso à organização devido às perdas financeiras e profissionais associadas à sua saída (RODRIGUES; BASTOS, 2015); o consentimento organizacional, por sua vez, explica o vínculo do trabalhador com a organização por obrigação ou obediência ao superior imediato (SILVA; BASTOS, 2015).
O percurso metodológico utilizado foi o emprego combinado de instrumentos de pesquisa qualitativa e quantitativa em um campo amostral formado por quatro organizações de grande porte no Brasil. Os achados emergiram da análise de conteúdo e de técnicas estatísticas, como a análise fatorial exploratória (AFE) e a modelagem de equações estruturais (SEM).
Confirmou-se que a comunicação, por meio de seus processos internos, tem a capacidade de influenciar diretamente o vínculo do comprometimento organizacional, como também o vínculo do consentimento, por meio do construto ‘obrigação’. Adicionalmente, os resultados finais dos testes estatísticos demonstraram que o vínculo do entrincheiramento não teve participação destacada no modelo (das 18 assertivas iniciais somente seis se mantiveram ao final da modelagem), não apresentando relação com o vínculo do comprometimento. Quanto ao consentimento, se manifestou como obrigação e subordinação.
Entre os resultados obtidos destaca-se a forte influência dos processos de comunicação com o vínculo do comprometimento, por meio de fatores ligados à comunicação do líder imediato, comunicação afetiva, comunicação engajadora e comunicação em home office. Adicionalmente, os resultados finais dos testes estatísticos demonstraram que o vínculo do entrincheiramento não teve participação destacada no modelo (das 18 assertivas iniciais somente seis se mantiveram ao final da modelagem), não apresentando relação com o vínculo do comprometimento.
BASTOS, A. V. B.; AGUIAR, C. V. N. Comprometimento Organizacional. In: PUENTE-PALACIOS, K.; PEIXOTO, A. L. A. (Orgs). Ferramentas de diagnóstico para organizações e trabalho: um olhar a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2015. p.78-91. DEETZ, S. Conceptual foundations. In: JABLIN, F; PUTNAM, L. (ed). The new handbook of organizational communication: Advances in theory, research, and methods, 2001. p. 3-46. KLINE, R. B. Principles and practice of structural equation modeling. New York: Guilford Press, 2011. HAIR, J. F. et al. Multivariate data analysis. 7. ed. Upper Saddle River, NJ: