Modelos de negócios sustentáveis
Resiliência
Sistema Produto-Serviço Sustentável
Área
Operações
Tema
Gestão de Operações Sustentáveis
Autores
Nome
1 - Dhieciane de Sousa Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria
2 - Mônica Cavalcanti Sá de Abreu UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade
3 - Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes - Departamento de Ciências Empresariais e Tecnologias de Informação
Reumo
A adoção de modelos sustentáveis tem sido colocada como uma prioridade estratégica nas diversas indústrias e setores, onde um número crescente de empresas tem buscado operar em harmonia com o meio ambiente e sociedade, visando criar, entregar e capturar valor em uma solução de ganha-ganha entre as partes interessadas. Em face disso, argumenta-se que a capacidade de resiliência em conjunto com o sistema produto-serviço sustentável são fatores importantes para a criação de valor em um modelo de negócios para a sustentabilidade.
Em que extensão a capacidade de resiliência e o sistema produto-serviço sustentável influenciam na criação de valor em um modelo de negócio para a sustentabilidade? Visando responder a pergunta suscitada, o objetivo geral é propor um modelo estrutural para avaliar os fatores que influenciam a criação de valor para os stakeholders em um modelo de negócio para a sustentabilidade no setor têxtil.
O modelo de negócios para a sustentabilidade combina a criação de valor econômico com social e ecológico. Ao corroborar as práticas de resiliência e as práticas do SPS.S com os elementos BMfS, expressa-se a capacidade das organizações criar valor para seus stakeholders. A ideia é sustentada pelo argumento de que as capacidades de resiliência enfatizam elementos que são necessários para atingir as metas de sustentabilidade e o SPS.S melhora os padrões de consumo e produção e fortalece as relações com as partes interessadas, ao mesmo tempo que oferece valor alinhado com objetivos sustentáveis.
A modelagem de equações estruturais foi realizada com o objetivo de investigar a extenção em que a resiliência e o SPS.S afetam o BMfS para criar valor para os stakeholders. A pesquisa contou com a participação de 562 respondentes divididos nas quatro unidades brasileiras de uma empresa de manufatura têxtil. Os cargos dos participantes consistem em: diretoria, gerência, coordenação, especialistas, chefia, supervisão, encarregado, analista, assistente, auxiliar e operacional.
Os achados confirmaram as hipóteses elencadas neste trabalho, ratificando que as capacidades de resiliência relativas às práticas de flexibilidade, solidez de mercado e redundância, integração e colaboração e a capacidade de resposta, explicam positivamente o BMS; uma empresa que adotar práticas de sustentabilidade mediante o SPSS estará mais propicio a um BMfS e por fim, a criação de valor pode ser explicada pelo BMfS, visto que o conceito de sustentabilidade versa igualmente a criação de valor de longo prazo, trabalhando nas implicações sociais, ambientais e econômicas.
Esta pesquisa apresentou uma visão, por parte da força de trabalho da empresa de manufatura têxtil, da extensão da percepção da implementação das práticas de resiliência, das práticas do SPS.S e do BMfS e também trouxe a percepção dos ganhos na cadeia de valor. Para esta amostra, o modelo proposto foi confirmado mediante a teoria e o resultado da análise do campo empírico. Conclui-se portanto, que a capacidade de resiliência e as práticas do SPS.S são fatores que influenciam a criação de valor para os stakeholders em um BMfS no setor têxtil.
ABREU, MCS.; FERREIRA, FNH.; PROENÇA, JF.; CEGLIA, D. Collaboration in achieving sustainable solutions in the textile industry. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 36, n. 9, p. 1614–1626, 2020.
MUÑOZ, SA.; SÁNCHEZ, RG.; SLIGRDI, C.; MUIÑA, FEG. New Circular Networks in Resilient Supply Chains: An External Capital Perspective. Sustainability. v. 13, n. 11, 2021.
NAG, U.; SHARMA, SK.; GOVINDAN, K. Investigating drivers of circular supply chain with product-service system in automotive firms of an emerging economy. Journal of cleaner production. v. 319, n. 128629, 2021.