Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES: UMA ESTRATÉGIA DE GESTÃO NA BUSCA PELA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Competência
Mapeamento de Competências Docentes
Base Nacional Comum Curricular

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Tânia Cristina da Silva
UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (UNINCOR) - Três Corações
2 - Antonio dos Santos Silva
UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (UNINCOR) - Três Corações

Reumo

No setor público brasileiro a gestão por competência passou a ser propagada a partir de 1995, devido a reforma Gerencial do Estado. Na área educacional, o termo competência tomou grande proporção, a partir da homologação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em 2018. Este documento estrutura o ensino da educação básica em termos de competências e passou a requerer dos professores da educação básica o desenvolvimento das competências profissionais gerais e específicas para que possam desenvolver nos alunos as competências necessárias para a formação integral (BRASIL, 2019 b).
Aplicação da técnica de mapeamento das competências docentes, buscando identificar as lacunas existentes entre as competências necessárias e as competências apresentadas por um grupo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola de educação básica em Minas Gerais. Sendo que para levantar os dados necessários para o estudo utilizou-se como referência as competências profissionais docentes gerais e específicas estabelecidas pelas BNCs (Base Nacional Comum) de Formação Docente, que foram elaboradas em conformidade com a BNCC.
O interesse pela pesquisa nasceu de reflexões despertadas pelo estudo de alguns documentos norteadores da educação brasileira, sendo a principal referência a BNCC, o que viabilizou o surgimento da seguinte indagação: Os professores da educação básica possuem o domínio das competências para que possam desenvolver nos seus alunos as Dez Competências Gerais preconizadas pela BNCC? A partir da indagação espera-se realizar um mapeamento de competências docentes com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública de educação básica do estado de Minas Gerais.
O trabalho apresentado tem o objetivo de realizar um mapeamento das competências docentes identificando as lacunas existentes entre as competências necessárias e as competências apresentadas por um grupo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola de educação básica em Minas Gerais. Espera-se que a partir deste mapeamento o diretor escolar tenha subsídios para tomada de decisões quanto a promoção de momentos de formações que possibilitem ao grupo de professores terem o domínio de competências ainda não consolidadas.
O mapeamento das competências docentes possibilitou a identificação das lacunas existentes entre as competências necessárias e as competências apresentadas pelo corpo docente da instituição pesquisada. O mapeamento de competências docentes mostrou-se uma importante estratégia de gestão, pois através do mesmo o diretor escolar tem os indicadores necessários para que possa orientar sua equipe e agir no intuito de sanar ou minimizar a lacuna identificada estimulando o desenvolvimento das competências profissionais necessárias para a concretização de um trabalho eficiente e eficaz na educação.
O mapeamento das competências docentes possibilita ao diretor escolar identificar os pontos fortes e os pontos de atenção em relação as competências dos professores, para que possa agir no intuito de sanar ou minimizar as deficiências detectadas. Além do mais a aplicação da técnica do mapeamento por competências em escolas públicas de educação básica, numa adaptação pedagógica, mostra-se como algo instigante e inovador para a realização da gestão por competências no meio educacional, abrindo espaço para novos estudos e descobertas em benefício da educação brasileira.