1 - Thales da Costa Lago Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA
2 - Carlos Alberto Freire Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração
Reumo
As competências dos gerentes de projeto vêm ganhando relevância, tanto no campo prático como no âmbito acadêmico (Sampaio, Wu, Cormican, & Varajão, 2022). Dentre essas habilidades desempenhadas pelo condutor do projeto, destaca-se a liderança. Cserháti e Szabó (2014) colocam que projetos bem-sucedidos estão correlacionados com fatores direcionados ao relacionamento, como a liderança. Em revisão de escopo recente sobre o papel da liderança na gestão de projetos, Fard et al. (2020) revelam que 23% dos trabalhos nessa área focam no papel do líder no sucesso do projeto.
Diante da necessidade de se aprofundar o tema e trazer contribuições para essa área temática da gestão de projetos, esta revisão sistemática de literatura (RSL) tem como objetivo responder à seguinte questão: Como vem sendo abordada a relação entre a liderança e o sucesso de projetos? A partir desse levantamento, pretende-se extrair dados que poderão balizar pesquisas futuras nesse campo de estudo, como construtos abordados, principais objetivos e resultados, limitações constatadas e sugestões para novas produções.
A liderança vem sendo teorizada ao longo dos tempos e vários foram os estudos que se propuseram a explicar esse construto. São exemplos dessa evolução a teoria dos traços, centrada nas características do líder eficiente (Turner & Müller, 2005), a abordagem contingencial, que dá origem à teoria situacional (Fiedler, 1967), a abordagem carismática (Bass, 1990) e a abordagem de competências (Dulewicz e Higgs, 2004), dentre outros. Já o sucesso em projetos é um conceito que, ao mesmo tempo que é complexo, também é ambíguo e se altera ao longo do ciclo de vida do projeto (Jugdev & Muller, 2005).
A RSL foi realizada através de uma adaptação do protocolo de Tranfield, Denye e Smart (2003). A partir disso, 41 artigos em língua inglesa foram selecionados e analisados. Dentre os principais achados estão o crescente número de publicações nessa área temática a partir do ano de 2020; os estilos de liderança transformacional, por competências e transacional como os mais abordados nas pesquisas; e as principais limitações destacadas pelos estudos foram a amostra restrita a um único contexto, a adoção de um desenho transversal para a pesquisa e o tamanho limitado das amostras.
O estudo procurou levantar de que forma a relação entre liderança e sucesso em projetos vem sendo abordada pelos pesquisadores dessa área temática. A partir da RSL, diversos aspectos foram revelados, como os autores mais produtivos e os trabalhos mais influentes da área temática. Entre as lacunas observadas, estão a utilização quase inexistente de métodos qualitativos para coleta e análise de resultados, o baixo número de trabalhos que utilizam abordagens com múltiplos tipos de liderança na relação com o sucesso do projeto e a ausência de pesquisas desenvolvidas em países da América Latina.
Bass, B. M. (1990)
Cserháti, G., & Szabó, L. (2014)
Fard, H. D., Hajiani, M., Fatemifar, K., & Khabbaz, M. G. (2020)
Fiedler, F. E. (1967)
Jugdev, K., & Müller, R. (2005)
Sampaio, S., Wu, Q., Cormican, K., & Varajão, J. (2022)
Tranfield, D. R., Denyer, D., & Smart, P. (2003)
Turner, J. R., & Müller, R. (2005)