Resumo

Título do Artigo

TRÍADE DE VITRINES PARA A INOVAÇÃO: proposição de plataformas para orquestração de recursos por Instituições de Ensino Superior
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Teoria baseada em recursos e capacidades
Projetos colaborativos
Orquestração de recursos

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Diogo Barbosa Leite
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - Silvana Santos da Cruz
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT) - Reitoria

Reumo

A adição da pesquisa e da terceira missão à missão original das universidades implicou o desenvolvimento de recursos e capacidades para sustentar as novas atividades desempenhadas (O’REILLY; ROBBINS; SCANLAN, 2019). Partindo deste contexto, este trabalho resgata a orquestração de recursos (SIRMON et al., 2011), uma estrutura originada da Visão Baseada em Recursos e das Capacidades dinâmicas, para apoiar o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas a partir de projetos colaborativos por Instituições de Ensino Superior.
O Instituto Federal de Mato Grosso consiste na organização alvo da intervenção proposta. Procurou-se compreender em que medida ela tem sido capaz de concretizar seu potencial de desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para os arranjos produtivos locais. Para isto, uma ampla exploração foi empregada, que revelou que mesmo estabelecendo vários incentivos, parcerias desta natureza ainda são escassas.
Para aprofundar o contexto apresentado, entre 2019 e 2022 foram conduzidas conversas informais com acadêmicos, além de pesquisas survey e entrevistas semiestruturadas. Adicionalmente, seguiu-se uma lógica recursiva durante a construção da solução para a situação-problema. Ao se contrapor os relatos identificados, confirmou-se que um dos fatores que explicam a limitada capacidade da instituição celebrar projetos colaborativos para o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas reside na dificuldade em orquestrar recursos internos para atender as demandas externas.
O artigo aplicado parte da seguinte questão: “Como apoiar o desenvolvimento de projetos colaborativos pela IES para o desenvolvimento de soluções para o ambiente produtivo?” Para focalizar a situação-problema, o trabalho como objetivo implementar a tríade de vitrines para inovação, nomeadamente a Vitrine tecnológica, a Vitrine de projetos de inovação e a Vitrine de Competências. Para tanto, dois projetos de desenvolvimento foram executados ao longo de 24 meses, mediante o emprego de procedimentos metodológicos apurados.
Dentre os resultados observados, o estabelecimento da tríade permitiu identificar e agrupar um vasto repertório de recursos tangíveis e intangíveis, favorecendo uma mobilização mais responsiva a fim atender às expectativas de parceiros quanto ao desenvolvimento de soluções. Além disto, a tríade tem servido como uma ferramenta de gestão para novas parcerias em prospecção. Foram identificadas propriedades intelectuais, projetos de inovação maior grau de maturidade tecnológica e competências pessoais de acadêmicos da instituição.
Além da implementação das plataformas, a tríade ajuda a consolidar as finalidades dos Institutos Federais, ao refletir sobre como estas instituições podem impulsionar o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas a partir da orquestração de recursos, especialmente via processos de identificação e aproveitamento. Adicionalmente, a sistemática de construção das plataformas é apresentada em detalhes, o que favorece sua reprodução por outras IES. O estudo tem alto grau de ineditismo ao indicar uma sistemática para construção das plataformas apresentadas.