Processo de Transferência de Tecnologia entre Universidades e Empresas: o caso dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nas Universidades Públicas da Paraíba
universidades
inovação
transferência de tecnologia
Área
Artigos Aplicados
Tema
Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação
Autores
Nome
1 - Renata Rodrigues de Medeiros Pontes UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
2 - HELOÍSA NASCIMENTO DE LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade acadêmica de Administração
3 - Gesinaldo Ataíde Cândido UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Programa de Pós-graduação em Administração
Reumo
Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) desempenham um importante papel no processo de transferência de tecnologia no contexto das relações entre universidades e empresas, atuando como meio para conhecer e disponibilizar os produtos universitários para atender demandas das empresas.
Neste sentido, o objetivo do artigo é identificar as características padrões dos vínculos entre as formas de atuação dos NITs em relação ao processo de transferência de inovações desenvolvidas nas Universidades Públicas do Estado da Paraíba.
Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória conduzida sob a forma de um estudo multicaso, utilizando uma abordagem quantitativa para análise dos dados. Para tanto, foi adaptado modelo proposto por Suzigan et al (2009).
Os padrões de vínculos entre as formas de atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica e as empresas da Paraíba, partem do entendimento de que os tipos de relacionamentos do tipo projetos complementares ou em colaboração, juntamente com os canais de informações diretos ou indiretos, têm influência decisiva sobre os resultados das interações entre universidades e empresas.
Os resultados obtidos apontam que, de forma preponderante as seguintes variáveis, dentro de cada dimensão: publicações, licenciamento de tecnologia; projetos P&D cooperativos; projetos de colaboração a curto e longo prazo; projetos complementares e patentes.
ampliação dos conhecimentos acerca das características-chave que representam o papel e as formas de atuação dos NITs paraibanos, de maneira a contribuir com o desenvolvimento das empresas, bem como as contribuições gerenciais, através das análises, considerações e sugestões levantadas neste estudo, como um instrumento norteador no processo de tomada de decisões