Resumo

Título do Artigo

AGRICULTURA ORGÂNICA EM UM SISTEMA CIRCULAR, UMA PERSPECTIVA FILOSÓFICA DA SUSTENTABILIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Agricultura Orgânica
Economia Circular
Sustentabilidade

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Elvia Florencio Torres Ximenes
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo/ Pós-Graduação em Engenharia de Produção
2 - Roberta de Castro Souza Pião
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Politécnica
3 - Uiara Bandineli Montedo
Escola Politécnica / USP - Departamento de Engenharia de Produção
4 - LILIANE ARAÚJO PINTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Curso de Moda

Reumo

Ao mesmo tempo que a agricultura é uma atividade necessária para a vida humana, ela é uma das maiores fontes de poluição. Diante disso, a Agricultura Orgânica (AO) e a Economia Circular (EC) têm sido estudadas como alternativas para resolverem o problema da sustentabilidade na agricultura. Assim, a presente pesquisa consiste em uma revisão sistemática da literatura nas plataformas Web of Science e Scopus sob a perspectiva da filosofia proposta por Herman Dooyeweerd.
Para cultivar os alimentos na quantidade e nos padrões que o mundo requer, é necessário considerar a complexidade da cadeia de abastecimento agrícola. A maioria das abordagens considera os aspectos separadamente, sem explorar a relação entre eles (Mahroof et al, 2021). Assim, questiona-se: Quais aspectos são mais considerados para a compreensão da sustentabilidade do sistema produtivo da AO no contexto da circularidade? Como esses aspectos têm sido tratados na literatura? Por tanto esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para a compreensão da sustentabilidade da AO em um sistema circular.
Ao longo da história a visão acerca da natureza passou de uma criação divina, para um objeto de dominação em prol do desenvolvimento (Schuurman, 2021; Cupani, 2004). Isso é resultado de uma visão reducionista da realidade. Assim sendo, para compreensão da problemática da sustentabilidade, é necessário uma análise mais ampla (De Raadt & De Raadt, 2014; Britto, 2018). Nesse sentido, o estudo adotou a filosofia de Dooyeweerd (1984) que sugere quinze aspectos modais tidos como inseparáveis para compreender a realidade com toda a sua complexidade (Basden, 2019).
A partir de uma análise do conteúdo dos artigos selecionados nas plataformas de busca foi elaborado um framework com os aspectos modais de Dooyeweerd, no qual foram inseridas informações acerca de cada aspecto no contexto da AO. Os resultados da pesquisa mostram que nenhum dos artigos levou em consideração todos as esferas do conhecimento listados por Dooyeweerd. Dentre os pesquisadores da amostra, o que abordou uma maior quantidade de aspectos foi Tal (2018), ao fazer um paralelo entre a agricultura convencional e a AO, esse autor destacou 8, dos 15 itens listados na filosofia de Dooyeweerd.
A partir do framework construído foi possível identificar os aspectos mais citados na literatura (físico, biótico e econômico) e uma problemática principal envolvendo pelo menos três stakeholders inter-relacionados. Assim, conclui-se que a compreensão da sustentabilidade na AO em um sistema circular é algo amplo e sistêmico, que pode ser considerado como um ecossistema de fatores que se relacionam. Além disso, os aspectos modais desenvolvidos por Dooyeweerd é uma ferramenta com potencial de auxiliar nessa compreensão.
Cidón, C. F., Figueiró, P. S., & Schreiber, D. (2021). Benefits of Organic Agriculture under the Perspective of the Bioeconomy: A Systematic Review. Sustainability, 13(12), 6852. Dooyeweerd, H. (2013). A New Critique of Theoretical Thought. Deel 2. The General Theory of the Modal Spheres. Rossi, E., Bertassini, A. C., dos Santos Ferreira, C., do Amaral, W. A. N., & Ometto, A. R. (2020). Circular economy indicators for organizations considering sustainability and business models: Plastic, textile and electro-electronic cases. Journal of Cleaner Production, 247, 119137.