Resumo

Título do Artigo

Diálogos Entre Turismo e Economia Solidária nas Instituições de Ensino Superior Públicas Fluminenses
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Palavras Chave

Cursos de turismo
Economia solidária
Universidades fluminenses

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Bárbara Anastácia Wagner Teles
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto Multidisciplinar
2 - Carlyle Tadeu Falcão de Oliveira
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) - Faculdade de Administração e Finanças
3 - Susana Iglesias Webering
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Departamento de Administração e Turismo

Reumo

O turismo foi concebido no paradigma capitalista e assim, seu desenvolvimento ao longo dos anos teve foco no aspecto econômico, sobretudo na relação entre produto e consumidor. Por outro lado, novos conceitos marcam uma discussão mais humana e social sobre o turismo como o turismo comunitário, ecoturismo, turismo ecológico e turismo justo. Esses novos segmentos turísticos convergem com os princípios do movimento de Economia Solidária como a solidariedade, a sustentabilidade e a primazia da pessoa humana.
Depreende-se assim que o turismo - enquanto campo de ensino - pode contribuir para promoção de discussões que englobem os princípios de economia solidária (Ecosol), proporcionando assim uma reflexão crítica em convergência com o apelo social emergente. Assim, a pergunta problema de pesquisa é: de que maneira os cursos superiores de Turismo das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado do RJ dialogam com os princípios da Ecosol? E o objetivo: compreender como a Ecosol dialoga com os cursos das IES públicas fluminenses no âmbito da pesquisa, ensino e extensão.
A Ecosol engloba princípios como autogestão, cooperação, democracia, centralidade do ser humano, cuidado com o meio ambiente e a emancipação do indivíduo. Outras formas de turismo como o Turismo de Base Comunitária (TBC) possibilita a construção de poder endógeno para que determinado grupo social seja capaz de autogerir-se, desenvolvendo assim, seu potencial econômico e social. O papel das IES é participar da construção de alternativas e apontar caminhos para a sociedade, assim como para o turismo, incorporando a tríade pesquisa, ensino e extensão de forma indissociável.
Pesquisa qualitativa com investigação documental e de campo, cuja coleta dados documentais aconteceu tanto a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Turismo, Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s), Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq), políticas públicas de economia solidária e turismo. Realizaram-se 13 entrevistas em profundidade com docentes e tutores das IES públicas fluminenses, dos cursos de turismo da UFRRJ, UNIRIO, UFF, UERJ, CEFET-RJ. Os dados foram tratados por análise de conteúdo.
O TBC e o Turismo Solidário foram considerados os segmentos turísticos diretamente articulados com os princípios da Ecosol. O Plano Nacional de Turismo menciona como linha de ação o turismo solidário; o Plano Estadual de Turismo do RJ se direciona ao fomento do TBC; e a Lei Estadual de Turismo Comunitário articula diretamente o turismo com economia solidária. Algumas disciplinas ofertadas pelas IES pesquisadas, assim como projetos de extensão e pesquisa assumem certo protagonismo na articulação entre princípios de economia solidária e turismo de acordo com a visão dos docentes entrevistados.
Encontraram-se nas experiências do TBC e no conceito de turismo solidário convergências com as práticas de Ecosol. Não foram identificadas disciplinas nos cursos pesquisados que discutissem a Ecosol, embora haja potencial inserção desse assunto em disciplinas sobre turismo rural, políticas públicas, modelos de gestão e temas afins. Ações que dialogam e favorecem a articulação entre turismo e Ecosol, foram encontradas em projetos de pesquisa e extensão articuladas ao ensino com diferentes finalidades, assumindo propostas dialógicas com a sociedade, o que reforça o papel social das IES.
CORIOLANO, Luzia Neide; TAVARES, Jean Max. Economia solidária em contraponto à clássica: indícios de mudanças no turismo e na sociedade. Tourismos, v.11, 2 ed, 2016, p. 1-21. CONTI, Bruna Ranção, ANTUNES, Diogo de Carvalho. Turismo e Economia Solidária: uma aproximação relutante. Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, v. 12, n.1, 2020. p.106-128. WEBERING, Susana. Iglesias. Cooperative cooperation: Being, doing, and becoming. Revista de Administração Contemporânea, v. 24, n. 6, 2020. p. 567-581.