Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade
Autores
Nome
1 - Isabelly Ferreira Monteiro UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I - João Pessoa
2 - Esdras Matheus Matias UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DEPARTAMENTO DE TURISMO E HOTELARIA
Reumo
Nos últimos anos a gastronomia vem ganhando uma projeção gradual nos meios de comunicação, estabelecendo uma nova tendência, principalmente, dentro do cinema quando ocorre gatilhos com os elementos gastronômicos, sejam eles pratos em primeiro plano, o enredo ou cenários de destaque da narrativa da obra (HIDALGO-MARÍ et al, 2014). Logo, por sermos bombardeados por todos os tipos de mídias, porque não utilizar essas ferramentas em benefício da assimilação de conteúdo dentro da sala de aula? Havendo a possibilidade de ter uma visualização quase palpável daquela teoria vista em sala.
Nosso problema de pesquisa foi definido como: é possível abordar o conteúdo da disciplina de Gestão de Alimentação & Bebidas em Hospitalidade por meio do filme franco-belga, Délicieux? O objetivo do artigo foi analisar a possibilidade de abordagem do conteúdo da disciplina de Alimentos & Bebidas por meio do filme Délicieux (2021).
O estudo se amparou em retratar o filme como possibilidade de assimilação de conteúdo em sala, a partir de um referencial teórico que abrangeu as temáticas de Gastronomia, trazendo autores como Flandrin & Montanari (1998); Franco (2010); Freixa & Chaves (2017); Barrionuevo (2021); Cinema com o estudioso Sadoul (1963) e como ele pode vir a ser utilizado em sala de aula tendo como embasamento os ensinamentos de Napolitano (2015); Sirino & Pinheiro (2016); Bacich & Morán (2018); Santos (2019). Além disso, tivemos como inspiração o modelo de análise fílmica de Vanoye & Goliot-Lété (2012).
Partiu-se da ideia da análise fílmica, mas sem adentrar nas questões mais técnicas da produção ou filmagem, como som, trilha sonora, recursos visuais, interpretações, luminosidade, enquadramento, plano, ângulo e/ou movimentos de câmera. Inspirado dns autores Vanoye & Goliot-Lété, (2012) trabalhou-se com a descrição e análise de sequências, selecionando trechos do filme com sua respectiva minutagem vinculando aos objetivos da pesquisa, além dos critérios de segmentação do filme (espaço, tempo, marcas de pontuação e coerência) propostos por Vanoye & Goliot-Lété, (2012)
No decorrer do estudo, cenas foram interpretadas fazendo com que o leitor visualize os elementos que possam ser utilizados em sala de aula dentro da disciplina de Gestão de Alimentação & Bebidas em Hospitalidade. A análise fílmica do filme "Délicieux" englobou temáticas como o surgimento dos restaurantes, evolução do cardápio e a gastronomia em âmbito histórico, cultural e identitário, tendo como resultado o desenvolvimento de um quadro que resume a contribuição do recurso fílmico dentro da abordagem filme-teoria-conteúdo, fazendo a ponte entre a arte e o ensino.
Espera-se que a pesquisa tenha esclarecido a possibilidade de aplicação do conteúdo do componente curricular - Gestão de Alimentação & Bebidas em Hospitalidade - por meio de filmes com temática gastronômica, partindo da escolha da obra “Délicieux” (2021), aumentando assim a literatura nessa área. Além disso, almeja-se contextualizar os discentes na área de Alimentação & Bebidas no currículo do curso de turismo, mostrando como funciona a indústria gastronômica na hospitalidade, suas origens, suas influências e seu contexto histórico.
BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. E-book.
BARRIONUEVO, C. A trilha dos caçadores: cardápios milenares. Porto Alegre: Simplíssimo Livros, 2021.
FLANDRIN, J.; MONTANARI, M. História da alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
FRANCO, A. De caçador a gourmet: uma história da gastronomia. 5. ed. São Paulo: Editora SENAC, 2010.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2015.
VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. São Paulo: Papirus, 2