Estratégia de inovação
Transformação digital
Gestão da inovação
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Ana Luíza Lara de Araújo Burcharth Fundacao Dom Cabral - Campus Aloysio Faria
2 - Lília Tavares Mascarenhas Fundacao Dom Cabral - Campus Aloysio Faria - Alphaville - Nova Lima - MG
3 - Andrés Crosara Ferreira dos Santos Fundacao Dom Cabral - Campus Aloysio Faria Nova Lima/MG
Reumo
O caso de ensino descreve brevemente sobre o pioneirismo da MRV &Co S/A no segmento da construção civil brasileira no que tange à incorporação de soluções que contribuíram para melhorar o atendimento ao cliente e aferir ganhos de produtividade. Entretanto, o desafio de se tornar a primeira construtech do Brasil impôs à MRV um novo desafio, muito mais arrojado, devido à necessidade de ganhar escalabilidade nas operações, que é condição sine qua non para que sua estratégia expansionista se viabilize.
O caso de ensino propõe uma reflexão acerca dos resultados obtidos sob a perspectiva da escolha da definição de uma estratégia de inovação, bem como de uma tecnologia radicalmente nova para a empresa (inteligência artificial) com a finalidade de melhorar a qualidade de atendimento. Neste sentido, o caso permite o debate em torno de quais cuidados devem ser tomados na condução e gestão do processo de transformação digital sem perder de vista a assertividade na definição da estratégia de inovação, além de incluir o desafio de decisão sobre uma nova estratégia de inovação arquitetural.
A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e, posteriormente, transcritas para análise do caso. As entrevistas foram realizadas entre os meses de outubro e novembro de 2019, na sede da empresa em Belo Horizonte/MG, de forma presencial. A escolha dos entrevistados se deu por conveniência, tendo a entrevista contado com a participação de cinco membros da diretoria, além de diversos funcionários do squad que conduziu o projeto chatbot. No total, foram seis horas, quarenta e quatro minutos e quarenta e sete segundos de entrevistas.
Programas de graduação e pós-graduação em Administração, especificamente, em disciplinas da área de Estratégia, Tecnologia e Inovação Digital e Transformação Digital.
MANNINEN, V. The Agile Transformation Business Information Technology, 2018.
NAMBISAN, Satish et al. Digital Innovation Management: Reinventing innovation management research in a digital world. MIS Quarterly, v. 41, n. 1, 2017.
PISANO, G. P. You need an innovation strategy. Harvard business review, v. 93, n. 6, p. 44-54, 2015.
SMITH, P.; BERETTA, M. The gordian knot of practicing digital transformation: coping with emergent paradoxes in ambidextrous organizing structures. Journal of Product Innovation Management, v. 38, n. 1, p. 166-191, 2021.