1 - João Pedro Tavares Damasceno UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas – FACE
2 - Neusa Maria Ravaroto UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de Administração
3 - Natália da Silva Chaveiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Estela Najberg UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE
Reumo
O caso foi elaborado com base na história de uma empresa estatal do setor de saneamento básico. A empresa resolveu, em 2021, adotar os parâmetros ESG e divulgação de suas ações de sustentabilidade. Ao ser finalizado, o Relatório de Sustentabilidade revelou que o número de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança estava bem abaixo do que é esperado pela ONU, que é de 30%. Este resultado insatisfatório deixou o CEO e os demais membros do Comitê de Sustentabilidade da empresa em um dilema: divulgar ou não esse tema em seu relatório de sustentabilidade?
A análise do caso de ensino deverá abordar alguns temas e aspectos importantes para a aprendizagem, colaborando para desenvolver habilidades para a estruturação de argumentos e tomadas de decisões quanto à adoção de práticas ESG e divulgação de dados e informações socioambientais por meio do Relatório de Sustentabilidade, além de fortalecer a capacidade de tomada de decisões relacionadas aos elementos que devem compor o relatório e a importância do disclosure/transparência adequado das ações de responsabilidade socioambiental.
As fontes de dados foram tanto a literatura sobre os temas, quanto materiais de sites sobre práticas ESG e Relatórios de Sustentabilidade. A empresa utilizada no caso como referência é uma empresa estatal da área de saneamento básico e dados utilizados foram retirados do site oficial da organização, bem como da coleta de informações, documentos e relatos a partir da experiência de um membro da equipe que compõe o quadro da empresa. O enredo foi desenvolvido de forma fictícia para ilustrar com exemplos e dar mais ênfase a alguns temas específicos do caso.
O caso poderá ser aplicado com alunos da graduação, bem como em cursos de pós-graduação lato sensu, especialmente, em cursos da área de administração e gestão, em disciplinas nas áreas de Responsabilidade Socioambiental Corporativa, Gestão Ambiental e áreas adjacentes. Espera-se o desenvolvimento do tema ESG e Relatório de Sustentabilidade, podendo ser explorados aspectos relacionados como o desenvolvimento do Relatório de Sustentabilidade (composição, metodologia e divulgação), ética na divulgação de informações, greenwashing, e o alinhamento de estratégias de negócios às ações ESG.
CAMPOS, L. M. S.; SEHNEM, M. A. S.; ROSSETTO, A. M.; COELHO, A. L. A L; DALFOVO, M. A. Relatório de sustentabilidade: perfil das organizações brasileiras e estrangeiras segundo o padrão da Global Reporting Initiative. Gestão e Produção, v. 20, n. 4, p. 913-926, 2013.
HILL, J. Environmental, Social, and Governance (ESG) Investing. 1ª ed. Londres: Elsevier, 2020.
HUANG, C. L.; KUNG, F. H. Drivers of Environmental Disclosure and Stakeholder Expectation: Evidence from Taiwan. Journal of Business Ethics, v. 96, n. 1, p. 435-451, 2010.