Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA FEMININA NO SETOR PÚBLICO: PERCEPÇÕES, DESAFIOS E O CAMINHO A SER PERCORRIDO PELAS MULHERES EM POSIÇÕES DE LIDERANÇA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Liderança feminina
Desafios
Setor Público

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Denise Teresinha Almeida Marcon
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis SC
2 - Maria Carolina Milani Caldas Sartor
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PRograma pós graduação do egc
3 - Ricardo Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PPGEGC
4 - Edis Mafra Lapolli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
5 - Cristiano José Castro de Almeida Cunha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Reumo

Paulatinamente, a mulher passou a buscar posições de poder e liderança no mercado de trabalho, na esfera privada e pública. Esta percepção histórica a respeito do que é ser mulher, e quais os seus traços e características predominantes impactam na ocupação de cargos de chefia e liderança pela mulher. Os desafios gerados por este sistema perpassam a esfera psicológica feminina, individual, e alcançam a dimensão social e econômica, dificultando muitas vezes a liderança feminina, no setor público e privado.
O presente artigo visa compreender a percepção sobre a liderança no Setor Público e os desafios enfrentados pelas mulheres líderes em sua trajetória para ocupação de posições de liderança
Atualmente, organizações têm dado maior importância à subjetividade humana no estilo de liderar - priorizando o desejo, a inovação, a criatividade, o “brilho nos olhos” (MILTERSTEINER et al., 2020). As mulheres estão assumindo mais cargos de liderança, tanto no Setor Público como no Privado, porém elas não recebem o mesmo tratamento e a literatura demonstra que as mulheres continuam sub-representadas nos altos escalões das organizações (GUTIERREZ, 2016; GABALDON, 2016). No Setor Público quando o ingresso é pela realização de concursos, estes têm permitido às mulheres chegar à liderança.
O estudo adotou uma abordagem qualitativa, empregando na etapa de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e em profundidade, com mulheres ocupantes de cargos de liderança no Setor Público. Para a análise dos dados adotou-se a técnica da análise temática.
Os resultados indicam que existem desafios a serem enfrentados pelas mulheres exercerem plenamente a liderança. A demonstração de competência das líderes femininas e a implementação de políticas inclusivas têm possibilitado maior espaço às mulheres ocuparem cargos de liderança no Setor Público.
A liderança feminina efetiva é inspiradora, empática, dinâmica, sensível e organizada. Além disso, as mulheres, para liderar devem ter visão de coletividade, interesse público, eficiência, flexibilidade e competência
BRAUN, V.; CLARKE, V. Successfulqualitativeresearch: A practicalguide for beginners. Los Angeles, CA: Sage. (2013). MILTERSTEINER, R. K.; OLIVEIRA, F. B. D.; HRYNIEWICZ, L. G. C.; SANT’ANNA, A. D. S.; MOURA, L. C. Liderança feminina: percepções, reflexões e desafios na administração pública. Cadernos EBAPE.BR, v. 18, n. 2, p. 406–423, jun. 2020. MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Ed. Petrópolis: Vozes, 2001. TORREÃO, N. A Liderança Feminina no Desenvolvimento Sustentável. v. 7. Revista Artémis. p. 101-121, 2007.