Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DOS ELEITORES NA ESCOLHA DO CANDIDATO A REITOR/DIRETOR GERAL NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Intenção de voto
Qualidade percebida
Comportamento do eleitor

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Lara Kethelen Silva de Sousa
IFMA - Campus Avançado Porto Franco - Campus Avançado Porto Franco
2 - Lindemberg Costa Junior
Instituto Federal do Maranhão - Campus Avançado Porto Franco - Porto Franco
3 - Patrícia Santos
IFMA - Campus Avançado Porto Franco - Porto Franco
4 - Leonilde da Conceição Silva
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Maranhão

Reumo

A relação gestão educacional com a eleição direta para a escolha de Diretores e Reitores das instituições de ensino é considerada um exercício de democracia e participação da sociedade no processo decisório (BANDEIRA; OLIVEIRA; MILÉO, 2020). Não obstante, apesar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira indicar que as instituições de ensino devem ser geridas de maneira democrática, percebem-se ainda gestões consideradas autocráticas (CORNÉLIO; BRITO; ALMEIDA JÚNIOR; MELO, 2020; MOUSA; CHAOUALI; ABORAMADAN; AYOUBI; ABDELGAFFAR, 2020).
Na visão dos discentes e servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), quais são as principais características de um candidato a Diretor Geral ou Reitor que influenciam na intenção do voto? Desse modo, o objetivo da presente pesquisa é identificar as principais características de um candidato a Diretor Geral ou Reitor, que influenciam na intenção do voto na visão dos discentes e servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
No cenário educacional, acredita-se que pelo fato do candidato não estar ligado a um partido político, representando apenas sua instituição de ensino, as suas perspectivas políticas não são reconhecidas pela comunidade, podendo levar os votantes a ter outros critérios de escolha nesse panorama (ZANOTELLI; MAINARDES; CORREIA, 2020). Os autores desenvolveram uma escala que analisa a confiança, expertise, atratividade, imagem e qualidade percebida dos votantes da comunidade acadêmica. Com base nestas, espera-se inferir o que o eleitor considera como atributo relevante na escolha de seu candidato.
Utilizou-se de método quantitativo, com caráter descritivo e corte transversal. Neste contexto, realizou-se coleta de dados primária por meio do formulário eletrônico Google Forms. O questionário foi disponibilizado para os discentes e servidores da instituição através dos aplicativos: Whatsapp, Mensseger e correio eletrônico. Portanto a amostra pode ser classificada como não probabilística por acessibilidade. Obteve-se um total de 437 respostas válidas para a pesquisa. Destes 185 correspondem a servidores e 252 correspondem a discentes. A coleta de dados estendeu-se entre os dias 7 a 21/04/22
Confirma-se a hipótese principal de que na posição de eleitor os votantes consideram-se criteriosos na escolha de um candidato ao cargo de Diretor de uma Instituição de Ensino. Em relação aos servidores, indica-se com 99% de confiança que os construtos “Intenção do Voto” e “Confiabilidade” estão associados positivamente com o critério de escolha de um candidato ao cargo de Diretor/Reitor de uma Instituição de Ensino. Em relação aos discentes, revela-se com 99% de confiança que os construtos “Intenção de Voto” e “Qualidade Percebida” que estão associados positivamente.
Os resultados evidenciam que alunos e servidores públicos de uma Instituição de Ensino podem ter visões distintas no que tange à escolha de um candidato. Sugere-se que isto ocorra pelo fato dos servidores e discentes terem perfil e funções diferentes dentro da instituição. A exemplo disso, destaca-se que os servidores são estáveis em seus cargos, podem lançar-se candidatos aos cargos de diretores e reitor na instituição, além de poderem criar relações políticas e pessoais que podem influenciar no seu voto. Diferente dos discentes, que votam sem interesses pessoais e/ou profissionais.
MOUSA, Mohamed; CHAOUALI, Walid; ABORAMADAN, Mohammed; AYOUBI, Rami; ABDELGAFFAR, Hala. Effects of rectors’ narcissism on academics’ silence and commitment in the context of public universities. International Journal of Organizational Analysis, Vol. 29 n. 4, pp. 974-988, 2020. ZANOTELLI, Lilian Gazzoli; MAINARDES, Emerson Wagner; CORREIA, Rogério Dias. Voter’s perceptions on candidate choice for director of public educational institutions. Public Organization Review, v. 20, n. 1, p. 179-201, 2020.