Resumo

Título do Artigo

CONSUMO DAS GERAÇÕES: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cortes geracionais
Comportamento do consumidor
Bibliometria

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Julia Jorge Rodrigues Dumont
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Lucas Lopes ferreira de Souza
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
3 - Sérgio Henrique de Oliveira Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Reumo

A partir da teoria dos cortes geracionais e da sua importância para compreender a diversidade de comportamentos de consumo, desde o começo dos anos 2000 desenvolveu-se mais pesquisas abordando o comportamento do consumidor através das gerações (BAUMAN et al., 2019). Portanto, evidencia-se a necessidade de sistematizar o conteúdo que já foi produzido, pois não foram encontradas pesquisas que sistematizem conjuntamente comportamento do consumidor e cortes geracionais. Um estudo de revisão e é capaz de gerar novos conhecimentos, novos conceitos e novos frameworks (HULLAND; HOUSTON, 2020).
Dessa forma, o presente artigo procura realizar um mapeamento da produção científica internacional sobre comportamento do consumidor analisando estudos que abordaram os cortes geracionais como fenômeno de investigação, com o objetivo de identificar os principais trabalhos e discutir de que maneira os assuntos tratados nessa área vêm se relacionando e evoluindo. Com a intenção de atingir o objetivo de pesquisa, uma bibliometria foi realizada, usando as bases de dados Scopus e Web of Science.
Nesta sessão serão abordados os temas que explicam a formação da presente revisão sistemática, conceituando o comportamento do consumidor e a importância de fazer uma segmentação válida para que sejam compreendidas suas atitudes durante o consumo. Em seguida, será explicado o conceito de corte geracional e, respectivamente, serão apresentadas as gerações, cujos estudos de seu modo de consumo foram levantados na bibliometria, para que seja possível compreender seus aspectos básicos e então analisar os estudos que já foram executados abordando o assunto.
Foram utilizadas técnicas e ferramentas bibliométricas. A revisão bibliométrica foi realizada com 181 artigos e os dados levantados nesse trabalho possibilitam o levantamento de um panorama dos estudos de comportamento do consumidor que levam em consideração os cortes geracionais para suas análises e a proposição e reflexão sobre as tendências desses conteúdos no futuro. Foi apresentado uma análise dos artigos e identificada as particularidades e semelhanças entre as publicações, assuntos mais abordados, países que mais produziram e metodologias que foram escolhidas.
Foi identificada publicação sobre o tema somente após o ano 2000 e que com o passar dos anos tem aumentado o número de publicações sobre o tema. Porém, ainda é um assunto muito difuso sendo estudado em diversas áreas. As pesquisas são realizadas em diversos países e tem 4 cluster temáticos: (i) moda e luxo; (ii) gerações e consumo digital; (iii) estudos sobre geração x e y; e (iv) atualidades e gerações. Desta forma, evidenciando-se que os estudos em gerações não tem um foco bem definido e são usados em diversos contextos.
Os estudos sobre gerações e comportamento de consumo datam a partir de 2000 e com o passar do tempo o número de publicações vem evoluindo. No entanto, não existe uma área que domine, sento as principais publicações nos seguintes temas: vinho, luxo, turismo, alimentação, sustentabilidade e moda. Além disso, a teoria dos cortes geracionais é utilizada no mundo inteiro, evidenciando que mudanças geracionais é um evento global.
BAUMAN, M. J. et al. Generational differences in risk perception and situational uses of wine information sources. International Journal of Wine Business Research, v. 32, n. 2, p. 247-265, 29 nov. 2019. HULLAND, J.; HOUSTON, M. B. Why systematic review papers and meta-analyses matter: an introduction to the special issue on generalizations in marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 48, n. 3, p. 351-359, 2020.