Resumo

Título do Artigo

BLOCKCHAIN E A RUPTURA DA FORMA TRADICIONAL DE NEGOCIAÇÃO EM ECOSSISTEMA DE CADEIA DE SUPRIMENTOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Teoria dos Custos de Transação
Smart contracts
Vantagem competitiva

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - Sivanilza Teixeira Machado
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP) - Suzano
2 - Roberto Giro Moori
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA - CCSA - Administração

Reumo

No contexto da era digital e as demandas da sociedade cibernética, as empresas buscam redesenhar o modelo de negócio e criar redes colaborativas. A tecnologia blockchain [TB] se apresenta como solução disruptiva com capacidade de auxiliar no gerenciamento do ecossistema da cadeia de suprimentos, construindo relacionamentos mais transparentes entre os parceiros comerciais e, consequentemente, redução dos custos de transação e aumento da vantagem competitiva.
Ainda é incipiente os estudos sobre os benefícios da blockchain considerando a nova percepção da Teoria de Custos de Transação [TCT]. Assim, este trabalho busca responder à principal questão: Como a tecnologia blockchain contribui para a vantagem competitiva na era digital? Apesar dos benefícios da blockchain, por que as empresas apresentam restrições para sua implementação? Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição do blockchain para a nova percepção da teoria de custos de transação da era digital no ecossistema da cadeia de suprimentos.
A perspectiva é que aplicação de blockchain, devido os atributos que a envolve, permita maior visibilidade entre as transações, tornando-as mais eficientes e aumentando o nível de confiança entre as partes, prevenindo práticas de fraudes e redução de riscos. A rastreabilidade e a abertura das transações contribuem para a redução dos riscos da cadeia de suprimentos (SCHMIDT; WAGNER, 2019). Além disso, é preciso considerar os avanços na TCT, considerando as mudanças econômicas e mercadológicas e os novos fenômenos da era digital (SOUZA et al. (2018).
A ruptura no modelo tradicional das relações empresariais está na formalização inovadora dos contratos de colaboração. O contrato entre empresas deve ser moldado em soluções dinâmicas que atendam às necessidades das partes. Os modelos tradicionais de negociação apresentam custos complexos relacionados a avaliação e aplicação de termos contratuais (OLIVEIRA, 2022). A aplicação de contratos inteligentes para gerenciar as relações do ecossistema da cadeia de suprimentos, contribui positivamente com ganhos mútuos, quando relacionados os benefícios da TB e as dimensões da TCT.
Em termos gerais, os fatores necessários para vantagem competitiva tecnológica do ecossistema da cadeia de suprimentos estão baseados em tecnologia disruptiva, neste estudo a blockchain, e a Teoria dos Custos de Transação. Os contratos inteligentes aplicados como mecanismo de formalização das relações de parcerias contribuindo para ganho de tempo na tomada de decisão e, consequentemente, redução de custos em seu gerenciamento
OLIVEIRA, T. B. L. A economia dos custos de transação e o novo modelo proposto pelos smart contracts. RJLB, v. 8, n. 3, p. 1651–1679, 2022. SCHMIDT, C. G.; WAGNER, S. M. Blockchain and supply chain relations: A transaction cost theory perspective. Journal of Purchasing and Supply Management, v. 25, n. 4, p. 100552, 1 out. 2019. SOUZA, T. A. et al. Custos de transação em uma economia digital: uma perspectiva de interação. In: XXI SEMEAD Seminários em Administração. Anais...2018.