Resumo

Título do Artigo

Fatores limitadores a utilização da gestão de tráfego pago na startup tucuju valley.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Empreendedorismo
Startup
Tráfego pago

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Lilaine de Sousa Neres
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Campus Belém
2 - Mateus Ferreira Sena
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Helder Aranha
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - ICSA

Reumo

A revolução digital tem incentivado o crescimento de novos empreendedores, os quais estão atualizando o cenário econômico atual. A era da internet mostra que ideias inovadoras, combinadas com o avanço tecnológico, possibilitam ganhar agilidade e eficiência. Com isso, surgiram as startups, modelos de negócios flexíveis caracterizados pelo uso da tecnologia como aplicação do processo de inovação, criando soluções altamente disruptivas e redefinindo a forma de gerenciar negócios.
As startups sobrevivem em um ambiente de incerteza, e precisavam validar suas hipóteses através de testes constantes que podem ser realizados por meio da tecnologias da informação e a internet. Viabilizando o alcance dos clientes, através de redes sócias mediante o investimentos em tráfego pago, como ferramenta de comunicação.
Torna-se importante investigar como as startups estão validando o seu modelo de negócio na internet para chamar a atenção do usuário e retê-lo no seu processo de teste, aprimoramento e vendas, principalmente no que tange à gestão de tráfego, que é a forma mais acessível e rápida de interagir com os clientes.
Assim, analisou-se os fatores limitantes à utilização da gestão de tráfego pago na startup Tucuju Valley. Dessa forma, foram definidos como critérios, descrever as características da startup em estudo; determinar o papel da qualificação do empreendedor para utilizar tráfego pago; identificar o perfil da adoção de gestão de tráfego pago na startup e apontar os fatores limitantes à mesma. Quanto á metodologia, utilizou-se a técnica descritiva com abordagem qualitativa, aplicando o método estudo de caso. Para levantamentos de dados efetuou-se entrevista semiestruturada com o gestor da startup
Evidenciou-se que, a organização possui dificuldade de contratar profissionais que tenham habilidades em: elaborar criativos para gerar interação com os clientes, conhecimento de métricas e conceitos das plataformas, padrão claro da organização das campanhas de anúncios, utilização do Pixel para fazer traqueamento, capacidade de apresentar os dados e métricas através de planilhas, expertise para definir públicos alvos e apresentar resultados através de testes constantes.
Com o intuito de contribuir para o sucesso da startup sugere-se que o empreendedor aprimore seu conhecimento através de cursos referentes à gestão de tráfego, TI e marketing digital, mantenha-se atualizado sobre as centrais de ajuda das plataformas de tráfego e, de forma constante, faça teste das aplicações dos mecanismos de geração de campanha, além de criar conta nas principais fontes de tráfego pago, com um plano definindo sobre quais métricas serão analisadas e como as campanhas de anúncios serão organizadas e padronizadas.