Resumo

Título do Artigo

Disclosure dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo das Barreiras e Facilitadores
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Disclosure
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Sustentabilidade

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Julia de Macedo Meira
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
2 - Julia Mitsue Vieira Cruz Kumasaka
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA
3 - Larissa Guimarães Nogueira
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Reumo

A "década da ação" é um termo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2020, reflete a urgência e o esforço global necessário para alcançar as metas da Agenda 2030 na presente década. No entanto, para além da adoção dos ODSs e sua introdução na estratégia da empresa, é fundamental que tais ações sejam reportadas e divulgadas. A divulgação ou disclosure dos ODSs, portanto, atua em diversas dimensões, auxiliando as organizações em seu planejamento, mensuração, implementação e comunicação das metas voltadas à Agenda 2030.
O engajamento com os ODSs é tanto uma opção para criar vantagem competitiva, quanto para gerar impactos socioambientais positivos, possibilitando a sobrevivência do negócio num futuro próximo. Apesar da importância, o tema “disclosure” ainda enfrenta obstáculos em termos práticos, no que tange sua aplicação por empresas, mesmo com o encorajamento por parte da ONU na implementação e comunicação das práticas sustentáveis nos relatórios das organizações. Por essa razão, o objetivo deste trabalho é identificar quais as barreiras e os facilitadores para o disclosure dos ODSs no meio empresarial.
O conceito de disclosure é amplamente adotado na Contabilidade, referindo-se à qualidade das informações econômicas e financeiras divulgadas pelas empresas. O disclosure dos ODSs deve abranger os objetivos, metas, indicadores de performance e estratégias relacionados ao seu alcance. Outro aspecto importante é que existem características inerentes a um bom processo de disclosure, como a clareza, transparência e qualidade dos dados, dentre outros. Ademais, existem fatores ligados ao motivo para sua adoção nas empresas, como a legislação do país, o setor da empresa e stakeholders.
Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e descritiva, buscando descrever aspectos específicos de um fenômeno a partir de conceitos e constructos. Como estratégia de pesquisa foi utilizado o estudo de caso múltiplo em três grandes empresas. A coleta de dados utilizou documentos e informações disponibilizados no site das organizações. Dados primários foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com gestoras responsáveis pelo relatório de sustentabilidade das organizações. Por fim, a análise de conteúdo foi realizada com o auxílio do software Atlas ti 8.
Fatores diretos e indiretos que influenciam no processo de disclosure dos ODSs em empresas foram analisados dentro de quatro níveis no âmbito da sustentabilidade corporativa: individual, organizacional, stakeholders e macroambiental. Os resultados mostram que, respectivamente, analistas da empresa e a escolha dos ODSs funcionam como dificultadores do processo de disclosure; o Conselho Administrativo, comprometimento da empresa e os assets intangíveis agem como facilitadores; a materialidade age como facilitadora; assim como o setor da empresa.
O estudo atingiu o objetivo de verificar quais as barreiras e os facilitadores do disclosure dos ODSs em uma organização. Com isso, foi possível comparar o que é vivenciado pela empresa estudada no seu processo e o que foi descrito e analisado por outros estudos da área. Ter essa visão pode auxiliar os gestores que trabalham em organizações de setores similares ou que enfrentam barreiras parecidas a identificar e desenvolver os fatores que podem facilitar o processo do disclosure dos ODSs.
Bansal, P. & Song H. (2017). Similar but not the same: differentiating corporate sustainability from corporate responsibility. Academy of Management Annals, 11(1). DOI: 10.5465/annals.2015.0095. Gunawan, J., Permatasari, P., & Tilt, C. (2020). Sustainable development goal disclosures: Do they support responsible consumption and production? Journal of Cleaner Production, 246, 1–12. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.118989. Hummel, K., & Szekeley, M. (2021). Disclosure on the Sustainable Development Goals – Evidence from Europe. Accounting in Europe, Ahead-of-print, 1-38.