Eficiência
COVID-19
Análise Envoltória de Dados (DEA).
Área
Artigos Aplicados
Tema
Administração Pública
Autores
Nome
1 - Antonio Rafael Valério de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Milton Jarbas Rodrigues Chagas UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
3 - Samuel Cavalcante Mota UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
4 - MARIA ISABEL DA CRUZ FEITOSA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - JUAZEIRO DO NORTE
5 - ANE CAROLINE RODRIGUES LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
Reumo
As despesas relativas à saúde no Brasil, totalizaram, no ano de 2019, R$ 711,4 bilhões, o equivalente a 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo a maior proporção da série histórica apresentada pelo IBGE (IBGE, 2022).
Na região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios, o desequilíbrio da rede urbana cearense e as desigualdades socioespaciais no acesso aos serviços de saúde constituem uma barreira para as ações de enfrentamento à pandemia (FERNANDES, DA SILVA e MUNIZ, 2021).
Utilizaram-se como base de dados variáveis comumente utilizadas pelos entes para divulgar a situação de enfrentamento à pandemia. O quadro 1 detalha as variáveis (inputs e outputs) utilizadas na DEA do estudo, indicando a fonte de dados e as referências de cada uma delas. A coleta ocorreu entre janeiro e junho de 2022, sendo utilizados os dados referentes ao exercício de 2020. A amostra utilizada na pesquisa considerou 26 municípios do Cariri Cearense, posto que os outros três apresentaram dados faltosos.
Para avaliar eficiência, De Witte et al. (2020) asseguram que a DEA é apontada pela literatura como uma das técnicas mais empregadas.
O estudo busca responder a seguinte questão: qual o desempenho dos municípios do cariri cearenses, no ano de 2020, frente a pandemia do coronavírus? Esse artigo objetiva analisar o desempenho dos municípios da região do Cariri Cearense na pandemia do Coronavírus, utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA).
Inicialmente foi realizada a análise descritiva das variáveis. Esse tipo de abordagem possibilita uma melhor compreensão do comportamento dos dados, identificando-se tendências, variabilidade e valores atípicos (FÁVERO et al., 2009). A DEA tem sido utilizada para analisar o desempenho de DMUs que utilizam os mesmos tipos de insumo (inputs) para produzir os mesmos bens e/ou serviços (outputs). Os municípios, portanto, podem ser enquadrados no conceito de DMU, como demonstrado por Oliveira, Mota e Vasconcelos (2022).
Os resultados revelaram que 8 dos 26 municípios analisados atingiram o índice de eficiência de 100%. Verificou-se ainda que o município de Barbalha, destaque em pesquisas antes da pandemia como a de Oliveira, Mota e Vasconcelos (2022), ficou àquem no presente estudo. A pesquisa revelou que, dentre os municípios que atingiram a fronteira de eficiência não há predominância de um porte específico, o mesmo ocorrendo com os municípios que apresentaram os mais baixos índices de eficiência.
Considerando a relevância dos municípios no contexto da saúde pública brasileira, notadamente no peróodo da pandemia da Covis-19, não só pela missão de coordenar e planejar o SUS em nível municipal, respeitando a normatização federal, mas também por exercer um relevante papel na assistência à saúde da população acometida com a doença. O presente estudo analisou o desempenho de 26 municípios da região do cariri cearense contra o surto de Covid-19 por meio da análise de envolvimento de dados (DEA).