Resumo

Título do Artigo

FATORES DE ADOÇÃO DE BIG DATA ANALYTICS (BDA) NA ATIVIDADE AGRÍCOLA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Adoção de big data analytics
Tecnologia na atividade agrícola
Agricultura 4.0

Área

Agribusiness

Tema

Inovação e Tecnologia

Autores

Nome
1 - Elcio de Carvalho
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Amarolinda Zanela Klein
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios
3 - FABIANA GIROTTO RIBEIRO
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PORTO ALEGRE
4 - Alberto Barella Netto
UNIVERSIDADE DE RIO VERDE (FESURV) - Rio Verde GO
5 - ELIENE APARECIDA DE MORAES
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre

Reumo

Esse artigo trata-se de um ensaio teórico representando parte do conteúdo de uma pesquisa em desenvolvimento. A atividade agrícola passa por um crescimento do volume, velocidade, variedade e variabilidade dos dados (big data), unindo técnicas e inovações agronômicas que ultrapassam as limitações das técnicas tradicionais de análise de dados. Para o tratamento desses dados, empregam-se soluções de Big Data Analytics (BDA), que se utiliza de ferramentas de mineração, técnicas e métodos analíticos e preditivos. Daí a relevância de estudos voltados aos fatores de adoção de BDA nesse segmento.
De um lado, o potencial das soluções em BDA e os possíveis benefícios que podem trazer à atividade agrícola, de outro, o contexto específico de adoção de TICs e inovações como o BDA na agricultura, provoca a seguinte indagação: Quais são os fatores críticos para a adoção de BDA na atividade agrícola? Assim, o presente estudo tem como objetivo, identificar e analisar os fatores de adoção de BDA na atividade agrícola sob a ótica da TDI – Teoria da Difusão de Inovações (ROGERS, 1983) por meio de uma revisão sistemática de literatura.
BDA é o processo de análise dos dados oriundos do BD, por meio de tecnologias, técnicas e metodologias (HOPPEN, 2019). Na atividade agrícola, o BDA depende de sua capacidade de transformar dados em valor, especialmente, em registros climáticos, taxa variável de aplicação, tempo de operação, tempo de ciclo de cultura, incidências de pragas e doenças, previsões de resultados, seleção de culturas e cultivares, etc. (KAMILARIS; et al). A abordagem teórica para suporte ao estudo de adoção de BDA é a TDI – Teoria da Difusão da Inovação de Rogers (1971) e seus atributos.
Esse artigo teórico baseia-se em revisão de literatura, pesquisa classificada como qualitativa positivista. A revisão de conteúdo se deu em duas etapas, nas seguintes bases de dados: Academic Search Complete, Business Source Complete, Scopus, Web of Science, Google Scholar e Scielo, sob os seguintes termos chave: “Big data analytics” OR “big data” or “business analytics” AND adoption OR acceptance / ...” or “business analytics”...AND agriculture OR agribusiness. Aplicando-se os refinamentos, obteve-se 58 significativos à pesquisa.
Explorando-se conteúdos de big data e big data analytics, estudos de adoção de tecnologias, especialmente em atividades agrícolas, bem como das teorias que se enquadram na explicação da adoção de inovações, pôde-se traçar um paralelo entre tais conteúdos, determinando-se os principais atributos que levam a identificar fatores críticos de adoção de soluções em BDA. Presentes em seu escopo os seguintes atributos: vantagem relativa, compatibilidade, complexidade, experimentabilidade, observabilidade, voluntariedade e capacidade de talentos.
Por meio desse ensaio teórico gerou-se proposições, a maior parte delas baseadas nos atributos da TDI de Rogers, (1971), que se mostraram adequadas ao propósito, a fim de identificar os fatores relacionados à adoção de BDA na atividade agrícola, proposições que serão testadas empiricamente na sequência. Nota-se que a adoção de soluções de BDA proporciona análises precisas, promovendo melhores tomadas de decisões e sustentáveis no sentido da produtividade, utilização de recursos, custos, e consequentemente, melhorar os resultados econômico-financeiros na atividade agrícola.
ABOELMAGED, M.; MOUAKKET, S. Influencing models and determinants in big data analytics research: A bibliometric analysis. Information Processing & Management, v. 57, n. 4, p. 102234, 2020. ROGERS, Everett M. Diffusion of Innovations. 2nd ed. New York: Free Press, 1971. SCHÜLL, A.; MASLAN, N. On the Adoption of Big Data Analytics: Interdependencies of Contextual Factors. In: ICEIS (1). 2018. p. 425-431. SARMINI, M.; MAHESWARAN, M. Importance Of Big Data Analytics In The Agricultural Sector. In: Proceedings of The International Conference on Economics and Development. 2018. p. 1-5.