Empreendedorismo
Negócio social e inclusivo
Startup
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Raissa Helena Paiva Apolinario CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Campus São Paulo
2 - Ed de Almeida Carlos Centro Universitário da FEI-SP - SP
3 - Samara de Carvalho Pedro CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA
Reumo
Em um momento de revés, gerado pela crise global advinda da pandemia de Covid-19, que levou um empreendedor social a ter que fazer uma revisão estratégica de sua startup que se encontrava em fase de angariar investimentos e franco crescimento a fim de tornar-se escalável. Quais decisões tomar para manter seu negócio de impacto social, conciliando a isso o atingimento de um ponto de equilíbrio financeiro?
Apresentar e discutir os desafios de uma startup em suas diferentes fases, com ênfase para a fase de crescimento e escalabilidade; Discutir erros, acertos e ajustes de rota em modelos de negócios de startups; Discutir aspectos associados aos negócios inclusivos e seus desafios na conciliação de resultados sociais e financeiros; Discutir sobre gestão de crises em modelos de negócios sustentáveis, sobre diferentes impactos e decisões estratégicas; O impacto do perfil do empreendedor social na gestão de seu negócio.
Os dados para construção do caso de ensino foram coletados utilizando-se entrevistas semiestruturadas por meio de plataformas digitais com o empreendedor citado, observação direta de evento ofertado pela empresa, documentos da empresa concedidos pelo próprio empreendedor, além de material público divulgado pela imprensa.
(1) Estratégia Empresarial; (2) Empreendedorismo; (3) Modelos de Negócios Híbridos; (4) Negócio social e
inclusivo (mulheres e pequenos produtores); (5) Gestão de Crise e (6) Startups.
BACQ, S.; ALT, E. Feeling capable and valued: A prosocial perspective on the link between empathy and social entrepreneurial intentions.Journal of Business Venturing,v. 33, n.3,p.333–350, 2018
COMINI, G.; BARKI, E.; AGUIAR, L. A three-pronged approach to social business: A Brazilian multi-case analysis.RAUSP-Revista de Administração da Universidade de São Paulo,v. 47, n.3,p.385-397, 2012
SILVA, E. E.; KRAKAUER, P. V. DE C.; CODA, R. Empresas Startups: Análise do Ciclo de Vida a partir do Modelo de Lester , Parnell E Carraher.Revista Ibero-Americana de Estratégia,v. 19, n.1,p.81–103, 2020