Informação de Custos
Setor Público
Processo Gerencial
Área
Administração Pública
Tema
Qualidade de Gasto e Otimização de Recursos Públicos
Autores
Nome
1 - Giseli Pereira Sarmento da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGCONT
2 - Daniel Luiz de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
3 - Ariel Behr UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas - FCE
4 - ANGELA ROZANE LEAL DE SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Ppgcont
Reumo
A utilização da informação de custos no processo gerencial das organizações públicas tem se destacado como uma ferramenta útil diante de um cenário de estresse fiscal, especialmente após um período de recessão econômica (Mohr et al., 2021). O aumento da oferta de serviços públicos, em meio às restrições orçamentárias e financeiras, corrobora com as buscas por novas formas de gerenciamento desses serviços, a fim de maximizar a eficiência da gestão dos recursos públicos (Pérez-López et al., 2015), e a contabilidade de custos fornece mecanismos que dão amparo ao controle e à tomada de decisão.
O problema desta pesquisa é: quais as iniciativas de pesquisa associadas ao uso da informação de custos no setor público? Considerando os aspectos abordados na construção do problema de pesquisa, o objetivo deste estudo é identificar quais as iniciativas de pesquisas associadas ao uso da informação de custos no setor público. Para atingir este objetivo foi definida como estratégia de pesquisa a revisão sistemática da literatura (RSL) no intuito de identificar o que tem sido produzido academicamente sobre o tema.
Os gestores públicos, a fim de cumprir com eficiência, eficácia e efetividade as políticas públicas, necessitam de um conjunto de informações gerenciais (Machado & Holanda, 2010), e a contabilidade de custos tem como objetivo principal fornecer informações relevantes para a tomada de decisão (Kaplan & Norton, 1992). As informações de custos, no processo decisório, fornecem dados significativos que auxiliam os gestores a decidir sobre investimentos e a estruturação de processos eficientes e eficazes (Shank & Govindarajan, 1997).
Entre os resultados, identificou-se os conceitos aplicados ao custo no setor público, os incentivos associados ao uso da informação, os pressupostos básicos da informação, as características qualitativas da informação de custo, as metodologias de custeio utilizadas e casos de uso da informação de custo em processos gerencias no setor público.
Os estudos encontrados relatam que a apuração de custos pelo setor público visa produzir informações úteis para melhorar a gestão, e apresentam as experiências de implantação do sistema de custos no setor público, seus desafios e finalidades. Como benefícios esperados pelo uso da informação de custos no setor público, os autores destacam o apoio à tomada de decisão, melhoria no planejamento orçamentário e financeiro, e aumento da qualidade do gasto público. Por fim, as ações em prol do desenvolvimento e uso da informação de custos pelo setor público dependem do conhecimento dos seus usuários.
Mohr, Z. T., Raudla, R., & Douglas, J. W. (2021). Comparing Cost Accounting Use across European Countries: The Role of Administrative Traditions, NPM Instruments, and Fiscal Stress. Public Administration Review, 81(2), 299–307. Cavichioli, D., Dall’asta, D., Fiirst, C., & Francisco Baldissera, J. (2018). Fatores contingenciais que afetam a implementação do subsistema de informação de custos do setor público (SICSP) na percepção dos controllers e contadores municipais. Advances in Scientific and Applied Accounting, 11(2), 188–204.