Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA DO NATAL LUZ DE GRAMADO/RS: “aqui eu volto a acreditar na magia do natal...”
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Palavras Chave

Governança de eventos
Contexto, conteúdo e sistema de governança
Natal Luz de Gramado

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Claudinete de Fátima Silva Oliveira Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-graduação em Administração - PROPAD
2 - Carla Regina Pasa Gómez
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Grandes e megaeventos são eventos culturais, comerciais ou esportivos com caráter dramático, apelo em massa da população, significado e repercussão internacional e resultados transformadores. Esses eventos podem ser estudados como estratégia de portfólio do destino turístico ou negócio per si, resultando em uma experiência ao público. Nesse contexto, destaca-se o Natal Luz de Gramado/RS que é um evento hallmark de grande porte internacional com o propósito inicial de “encantar pessoas”), sendo considerado um programa por sua continuidade ao longo de 36 edições (projetos distintos).
A maioria das pesquisas é de natureza exploratória ou descritiva, relacionadas aos resultados de políticas públicas meio dos princípios da boa governança. Apesar da importância, observou-se a carência de estudos teórico-empíricos sobre esses princípios com dimensões de gestão estratégica que demonstrem a configuração sistêmica da Governança de Grandes e Megaeventos. Por conta disso, a pergunta norteadora dessa pesquisa é: Como se configura a governança do Natal Luz? Para isso, o objetivo proposto é analisar a eficácia da governança do Natal Luz por meio do framework de Santos e Gómez (2022).
A pesquisa sobre a governança de grandes e megaeventos é realizada a partir dos stakeholders do destino turístico, boa governança e gestão do evento (EAGLES, 2009). Esse artigo estuda o princípio da eficácia da governança com dimensões de gestão, combinando as perspectivas contratual e relacional e as perspectivas do turismo de eventos. Por isso, o framework sobre a eficácia da governança de grandes e megaeventos, de Santos e Gómez (2022), é discutido no Referencial Teórico a partir de suas dimensões: contexto, conteúdo e sistema de governança, sendo apresentada sua representação em figura.
Este artigo é um estudo de caso qualitativo com abordagem exploratória, descritiva e adaptativa com pesquisa bibliográfica, documental e de campo (MERRIAM, 1998; STAKE, 2000). Instrumentos de coleta de dados: levantamento bibliográfico e documental, entrevista com roteiro semi-estruturado e observação direta não participante (OLIVEIRA, 2005). Foi realizada análise de conteúdo dos achados, tendo como categorias de análise as dimensões do framework de Santos e Gómez (2022): contexto, conteúdo e sistema de governança (BARDIN, 2009).
A análise dos resultados foi realizada a partir da caracterização e trajetória histórico-evolutiva do caso Natal Luz de Gramado. A dimensão contexto apresentou a configuração da indústria composta pelos stakeholders do evento. Também a influência dos impactos macroambientais e das forças competitivas sofridas pelo evento. A dimensão conteúdo discutiu o condicionamento do alinhamento estratégico do evento ao direcionamento estratégico da Gramadotur. A dimensão sistema de governança explicou a modelagem de seus componentes: estrutura, agentes, processos, mecanismos de controle e resultados.
A relação entre as fases históricas do evento e as perspectivas do turismo de eventos (destino turístico e negócio per si) foi apresentada. Conclui-se que a configuração da governança é eficaz, pois o Natal Luz é capaz de alcançar seus objetivos estratégicos a partir do entendimento do seu contexto (principalmente da relevância e dependência dos stakeholders), do posicionamento adaptativo de seus conteúdos (direcionamento e alinhamento estratégico) e de sua composição sistêmica (estrutura, agentes, processos, mecanismos de controle e resultados).
AL-HAJ, P. A. Examen empirique des principaux systèmes de gouvernance d'entreprise dans le monde. 2015. GETZ, D. Event tourism: Definition, evolution, and research. Tourism Management, v.29, 2008, p.403-428. MERRIAM, S. B. The design of qualitative research. In: MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 1998. SANTOS, C.F.O.; GÓMEZ, C.R.P. Governance for major and mega events: a framework proposition. Event Management, v.26, n.5, p. 1097-1111, 2022. https://doi.org/10.3727/152599522X16419948390871