1 - Raphael Salviano de Souza UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração
2 - Patricia Guarnieri UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração - FACE
Reumo
A economia circular vem recebendo especial atenção entre acadêmicos e profissionais por promover o fechamento do ciclo de vida dos produtos e a criação de novos modelos de negócio. Contudo, Bressanelli et al. (2020) identificaram a existência de uma lacuna relacionada às fases de design e fabricação dos equipamentos, observando, inclusive, que os hábitos e comportamentos dos seus usuários/consumidores são raramente considerados.
O presente artigo propõe-se a contribuir com o preenchimento desta lacuna por meio da análise do papel e das implicações da economia circular para o design e a fabricação de equipamentos eletroeletrônicos, a partir da realização de uma revisão integrativa da literatura (RIL) apoiada no protocolo Methodi Ordinatio.
A aplicação da economia circular no contexto dos equipamentos eletroeletrônicos tem grande potencial, na medida em que representa uma oportunidade econômica relevante para a recuperação de recursos materiais caros e escassos, além de contribuir para a redução da emissão de gases do efeito estufa (especialmente relacionados à cadeia de suprimentos) e do impacto ambiental da produção e do consumo desse tipo de equipamento (Bressanelli et al., 2021; Cucchiella et al., 2015).
A relevância da economia circular tem refletido o desenvolvimento de novas técnicas e materiais para a fabricação de equipamentos com menor geração de resíduos e rejeitos, bem como de novos modelos de negócios potencializados pelas novas tecnologias. Entretanto, os consumidores, que têm papel preponderante na cadeia de suprimentos, precisam ser melhor envolvidos por meio de intervenções comportamentais que considerem os aspectos tecno-econômicos da economia circular.
Os resultados demonstraram um aumento contínuo no número de publicações nos últimos anos e que as discussões possuem um caráter multidisciplinar. Os artigos dividem-se em estudos de natureza gerencial, isto é, cujo objeto volta-se à análise de práticas e modelos relacionados à economia circular nos níveis micro, meso e macro, e técnica, nos quais são procedimentos são analisados e desenvolvidos para a promoção e o aprimoramento das estratégias da economia circular sob a ótica das ciências físicas e químicas, e de materiais.
Bressanelli, G., Pigosso, D. C. A., Saccani, N., & Perona, M. (2021). Enablers, levers and benefits of Circular Economy in the Electrical and Electronic Equipment supply chain: a literature review. Journal of Cleaner Production, 298, 126819.
Cucchiella, F., D’Adamo, I., Koh, S. C. L., & Rosa, P. (2015). Recycling of WEEEs: An economic assessment of present and future e-waste streams. Renewable & Sustainable Energy Reviews, 51, 263–272.