Ecossistema Empreendedor
Desenvolvimento Local
Sistemas de Inovação
Área
Gestão da Inovação
Tema
Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação
Autores
Nome
1 - Juliana Resende Paviani UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Dany Flávio Tonelli UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAP
3 - José Willer do Prado UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - Rafael Rodrigues de Castro UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
Reumo
Considerando o papel transformador que os processos de inovação exercem na realidade socioeconômica, os Ecossistemas de Inovação (EI) despertam interesse crescente, seja de pesquisadores, policymakers ou de practitioners. Tal interesse aumentou muito nos últimos anos e pesquisas têm sido realizadas para abordar diferentes aspectos dos EI. Com as mudanças no cenário mundial, é fundamental ampliar a compreensão a respeito do tema, tendo em vista que transformações ocorrem em uma velocidade nunca vista e as tecnologias renovam-se conforme os ditames da economia do conhecimento.
Ao passo que os EI se consolidam como ambientes relevantes para o desenvolvimento socioeconômico, transformações como as provocadas pela pandemia do Coronavírus oferecem oportunidades para a inovação. Isso deve impactar no incremento de ecossistemas de inovação virtuais, paralelamente ou complementarmente aos ambientes físicos. Essa transição ainda não foi plenamente capturada pela literatura. Dessa forma, o objetivo é mapear o estado de pesquisa do EI, bem como sua evolução e tendências de estudos futuros, de modo a contribuir para uma melhor compreensão a respeito desse campo de pesquisa.
Embora haja concordância acerca de muitos aspectos conceituais, também se percebe divergências, por exemplo, nas estratégias de criação dos EI e dos elementos que os constituem. Além disso, apenas mais recentemente a literatura passou a dar ênfase à flexibilização das fronteiras entre o físico e o virtual. Tais circunstâncias revelam a necessidade de compreender melhor a literatura, de modo que trajetória passada e atual revele as tendências futuras, uma vez que o assunto tem impacto significativo no ambiente socioeconômico, nas estratégias competitivas e na orientação das políticas públicas.
A análise da Frente de Pesquisa demonstrou que, nos últimos anos, ocorreu um aumento significativo na quantidade de publicações, bem como no volume de citações dos artigos. A análise da Base Intelectual permitiu identificar as obras e os autores que mais têm influenciado o campo de estudos e introduziram importantes conceitos a respeito de ecossistemas relacionados ao campo de negócios e economia. Por fim, por meio da análise de estudos futuros, foi possível identificar cinco categorias, que evidenciaram a necessidade do desenvolvimento de pesquisas para o fortalecimento do conceito teórico.
Este trabalho confirmou a importância do EI nas pesquisas científicas, identificando um crescimento significativo nos últimos anos e uma taxa média de crescimento entre 2006 e 2021 de 38,8%, que comprova a influência no campo de pesquisa. A partir da análise das tendências de estudos futuros, identificamos sugestões de estudos comparativos em EI, bem como sobre a tipologia de papéis e o desenvolvimento de ferramentas para medir os resultados em EI. As pesquisas também evidenciam tendências como inovação aberta, inovação social, empreendedorismo e EI industriais como formas de expansão dos EI.
Adner, R., & Kapoor, R. (2010). Value creation in innovation ecosystems: how the structure of technological interdependence affects firm performance in new technology generations. Strategic Management Journal, 31(3), 306-333.
Granstrand, O., & Holgersson, M. (2020). Innovation ecosystems: A conceptual review and a new definition. Technovation, 90-91, 1-12.
Carayannis, E. G., & Campbell, D. F. J. (2009). ‘Mode 3’ and ‘Quadruple Helix’: toward a 21st century fractal innovation ecosystem. International Journal of Technology Management, 46(3-4), 201-234.