Resumo

Título do Artigo

O CASO DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM AÇÃO: ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Aprendizagem em Ação
Caso de Ensino
Ensino Fundamental

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha
Escola Germinare (Instituto J&F) - São Paulo
2 - Iara Cristina de Fátima Mola
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - Rodrigo Guimarães Motta
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - São Paulo

Reumo

Inúmeras pesquisas evidenciam a importância de se repensar o tradicional modelo de ensino (conteudista e tecnicista), a fim de que sejam outras (e mais efetivas) as propostas adotadas. Nesse contexto, ganham mais relevância as estratégias de ensino-aprendizagem que valorizam a experiência, privilegiando a articulação entre teoria/prática e o desenvolvimento das competências necessárias aos futuros administradores. Nesta pesquisa, investigam-se 250 avaliações registradas pelos alunos dos sextos anos de uma escola técnica em relação à adoção de uma dessas propostas: a metodologia caso de ensino
A pesquisa tem por objetivo investigar como a metodologia caso de ensino pode se constituir enquanto uma “estratégia de ensino em ação” eficaz num sistema de aprendizagem que se pretenda efetivo, dando lugar a uma formação humana (intelectual, social e o profissional) e que instrumentalize para o trabalho, pensando-a no contexto de alunos do ensino fundamental. Lança a problemática: como o caso de ensino pode contribuir no sentido de disseminar os conhecimentos, saberes e valores produzidos “no mundo do trabalho” e, mais especificamente “no mundo do trabalho organizacional?
Partimos das reflexões em relação ao processo de ensino-aprendizagem na Administração (SILVA et al., 2012; PEDLER, 1997; RAELIN, 1997; REVANS, 1998; WEINSTEIN, 1995; DILWORTH; WILLIS, 2003 apud SILVA et al., 2012) para situar a metodologia caso de ensino (ALBERTON; SILVA, 2018; ROESCH, 2007; MELLER-DA-SILVA; LAPEDRA, 2021; IKEDA, et. al. 2005; SILVA; BANDEIRA-DE-MELLO, 2021; NESTERUK, 2015) em uma das cinco dimensões do sistema de aprendizagem em ação (a saber, a das “estratégias do ensino em ação”), refletindo sobre a viabilidade da sua aplicação no contexto da educação básica (MOURA, 2007).
Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, apoiando-se no método do estudo de caso (CESAR, 2005; VENTURA, 2007; YIN, 2002). O instrumento de coleta de dados consiste em uma pesquisa mista a partir de um questionário elaborado na plataforma on-line Survey Monkey contendo dez questões (oito fechadas e duas abertas), das quais seis (fechadas) foram destacadas para este estudo, as quais fundamentam a coleta de dados desta investigação. Para a análise dessas avaliações, foram constituídas quatro categorias, relativas tanto à estratégia de ensino em ação quanto ao próprio caso de ensino.
O entendimento das percepções dos estudantes acerca do caso de ensino como estratégia de um sistema de aprendizagem em ação indicou que, em relação à categoria de análise “maior relação entre teoria e prática”, há “uma crença comum a ser superada” de que “a teoria deve preceder a prática”. Em relação à “maior relação entre a reflexão e a ação”, foi ampla a percepção de que os casos propiciam essa aprendizagem prática. Sobre a o “desafio interessante”, os alunos, em maioria, se sentiram “desafiados”. Quanto ao “engajamento”, observou-se que o caso é efetivo no sentido de engajar os estudantes.
Consoante a análise realizada, a aplicação do caso de ensino se valida enquanto uma eficaz “estratégia de ensino em ação” num sistema de aprendizagem que se pretenda efetivo. Isto porque, para a quase totalidade dos participantes da pesquisa, o caso de ensino promove a maior relação entre teoria e prática, assim como a maior relação entre reflexão e ação, apresentando-se a eles como – e por meio de – um desafio interessante, engajando-os no seu processo de aprendizagem
SANTOS, G. T. Aprendizagem experiencial: um estudo com acadêmicos dos cursos de administração do estado da Paraíba. 2013. 172p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.SILVA, A. B.; LIMA, T. B.; SONAGLIO, A. L. B.; GODOI, C. K. Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 9-41, jan./mar., 2012.SILVA, A. B.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Aprendendo em ação: utilização de casos para inovação no ensino e na aprendizagem. João Pessoa: Editora UFPB, 2021.