Jogos de Tabuleiro
Modelos Preditivos
Machine Learning
Área
Artigos Aplicados
Tema
Marketing
Autores
Nome
1 - Caio Moretti de Figueiredo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo, Capital
2 - Daielly Melina Nassif Mantovani Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
Reumo
As informações sobre Jogos de Tabuleiro - aqui entendidos como “jogos modernos” são muito dispersas ou mesmo subjetivas, ainda mais quando se busca informação e estudos cientificamente embasados ou que fogem do simples formato jornalístico. O conceito por si próprio de Jogo de Tabuleiro Moderno muito se entrelaça com o importar de jogos com mecânicas e temáticas mais elaboradas da Europa para os Estados Unidos nos anos 90 (Bowman, 2010 ; Woods, 2012).
O comércio de brinquedos tradicionais, assim como os jogos de tabuleiro, via market places também teve um crescimento expressivo em função da pandemia da Covid19, sendo estes instrumentos uma oportunidade para pequenos fabricantes e lojistas acessarem mais consumidores de forma eficiente. Essa tendência, entretanto, não implica no desaparecimento dos pontos físicos, com as lojas agora tendo de se reinventar como não mais apenas espaços de venda, e sim de passeio e promoção de experiências.
Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo a identificação de atributos determinantes de sucesso em Jogos de Tabuleiros Modernos, mais especificamente no Brasil e no que se refere ao público consumidor nacional. Para tanto, serão aplicados técnicas estatístico-preditivos sobre bases de dados disponibilizadas abertamente nas plataformas online BoardGameGeek e Ludopedia. A ideia é que esta pesquisa ajude a preencher lacunas na construção de um perfil do consumidor médio, brasileiro, de Jogos de Tabuleiro Modernos, indicando quais atributos são mais, ou menos, relevantes.
O projeto focou na obtenção de bases de dados tanto da plataforma Ludopedia, nacional, quanto Board Game Geek, internacional. Ambas são plataformas referência para catalogação e compartilhamento de informações sobre jogos de tabuleiro, dentro e fora do Brasil, respectivamente. O mês de corte utilizado para ambos os casos foi Janeiro de 2021. Obtiveram-se 1003 títulos, sendo 191 deles os mais desejados pelos brasileiros. Com os dados já processados, utilizou-se do software R para importar e analisá-los via uma série de técnicas estatístico-preditivas.
Dentre as variáveis presentes no modelo final, o escore do jogo em ranking internacional, é a que chama mais atenção, tanto por seu z-value quanto Odds Ratio elevados, e tal destaque se verifica também nos modelos de Decision Tree e Random Forest. Isso confirmaria um conhecimento geral de mercado; conhecimento este de que jogos bem avaliados e posicionados no ranking mundial da BGG possuem uma tendência maior a ser igualmente desejados e bem avaliados por consumidores brasileiros.
Posto que a tomada de decisões amparada sob uma detalhada análise de dados tem se tornado tendência de mercado em empresas de sucesso, este projeto poderia servir de base para o desenvolvimento de novos algoritmos e produtos especializados para, quem sabe, uma consultoria analítica no setor de Jogos de Tabuleiro.