Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS UNIVERSIDADES MAIS SUSTENTÁVEIS NOS RANKINGS UI GREENMETRIC E TIMES HIGHER EDUCATION
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Palavras Chave

Universidades
Sustentabilidade
Desempenho

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Débora Londero Kieling
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
2 - clayton dos santos lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria - PPGCC
3 - Lucas Veiga Ávila
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Cachoeira do Sul
4 - Larissa Degenhart
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria - Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
5 - Marcelo Trevisan
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

Devido a diversos debates existentes sobre a adoção da sustentabilidade no contexto universitário, surgiram instrumentos que permitem medir o desempenho da sustentabilidade (Jorge et al. 2016). As instituições de ensino podem ser consideradas importantes instrumentos no avanço e divulgação de questões que promovam desenvolvimento sustentável e na sociedade como um todo (Ragazzi & Ghidini, 2017). Da mesma forma, as universidades ao adotarem práticas de sustentabilidade em seu campus, além de terem uma boa imagem frente às suas partes interessadas (Nejati et al., 2013).
Os rankings UI GreeMetric e Times Higher Education apresentam um panorâma internacional sobre a sustentabilidade das universidades. No entanto, não há um comparativo entre os indicadores de sustentabilidade e produção científica e acadêmica. Neste contexto, o estudo possui como objetivo analisar o desempenho das universidades ao redor do mundo quanto à sustentabilidade e à produção científica com base nos rankings UI GreenMetric e THE Ranking.
Este artigo contou com duas seções centrais, que a apresentaram os seguintes temas: sustentabilidade em universidades e indicadores de desempenho de sustentabilidade e de produção científica. Destacam-se diversos autores e conceitos sobre a importância da temática, dentre eles, a mensuração de indicadores de desempenho das universidades. No contexto internacional, os rankings universitários possuem o objetivo de avaliar a reputação acadêmica, de pesquisa das universidades e de seu desempenho, dando atenção a questões como proteção e desenvolvimento da sustentabilidade (Puertas & Marti, 2019).
Este artigo classifica-se como quantitativo, descritivo e documental. A coleta de dados foi baseada em 78 universidades pertencentes ao Ranking GreenMetric 2021 e THE. Os dados coletados das variáveis no estudo são com base nos critérios de cada ranking são considerados Ensino (ENS), Pesquisa (PES), Citações (CIT), Perspectiva Internacional (PI) e Renda da Indústria (RI)quanto às informações do THE Ranking. Em relação ao UI GreenMetric, são considerados critérios como Ambiente e Infraestrutura (AI), Energia (ENE), Resíduos (RS), Transporte (TR) e Educação e Pesquisa (ED).
Pode-se inferir que há universidades que buscam realizar investimentos para serem mais sustentáveis e que concomitantemente, buscam ser referência no âmbito acadêmico. Da mesma forma, é notável que as universidades participantes do ranking UI GreenMetric e que possuem as primeiras posições neste, não necessariamente alcançam pontuações mais altas no THE Ranking. Dentre os países das universidades participantes da amostra, destaca-se a Itália, com o maior número de universidades, sendo estas 8. Em sequência, a Colômbia (7), Espanha, Indonésia, Reino Unido e Taipei Chinês (5).
É possível afirmar que as instituições de ensino realizam significativos esforços para estarem como referência em âmbito acadêmico e atuarem em prol da sustentabilidade. Por outro lado, é evidente que, apesar das universidades que pertencem ao ranking do UI GreenMetric realizarem investimentos em práticas de sustentabilidade no campus, não necessariamente estarão com melhores posições na área científica, maior impacto de citações, parcerias com empresas, uma maior influência internacional e vice-versa. É visível que as instituições estão em busca de relevantes investimentos nas áreas do estudo
Jorge, M. L., Madueño, J. H., Calzado, Y., & Andrades, J. (2016). A proposal for measuring sustainability in universities: a case study of Spain. International Journal of Sustainability in Higher Education. Nejati, M., & Nejati, M. (2013). Assessment of sustainable university factors from the perspective of university students. Journal of Cleaner Production, 48, 101-107. Ragazzi, M., & Ghidini, F. (2017). Environmental sustainability of universities: critical analysis of a green ranking. Energy Procedia, 119, 111-120. Puertas, R., & Marti, L. (2019). Sustainability in universities: DEA-Greenme