Políticas, Estratégias, Instituições e Internacionalização da Inovação
Autores
Nome
1 - DAíLA DOS PASSOS VITORINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - UNIFEI ITAJUBÁ MG
2 - Taisa Corrêa UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Itajubá
4 - Fabiano Leal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - IEPG (Itajubá)
Reumo
Com a popularização do uso da internet, a sociedade tem passado por mudanças em velocidade jamais vivenciada anteriormente, as quais modificam, a forma de produção, comportamento de pessoas e os meios de comunicação. Essas alterações evidenciam novas formas de interação e como forma de fortalecer o modelo tradicional de Hélice Tríplice, formada pelas conexões da universidade-empresa-governo, emerge a importância da inclusão da sociedade civil organizada, como representante da Hélice Quádrupla (HQ). Nesse contexto, surgem novas organizações, conhecidas como coletivos ou comunidades de inovação.
Como são organizações recentes, há lacunas de pesquisa no que se refere ao entendimento da Hélice Quádrupla representadas pelas comunidades, quem elas são e como se organizam. O objetivo dessa pesquisa é revisar a literatura considerando a importância da sociedade como representante da “Hélice Quádrupla”. Realiza-se uma revisão integrativa, com o objetivo de identificar os principais conceitos e definições acerca das comunidades de inovação, em quais contextos estão associadas, de que maneira se organizam e quais são suas principais contribuições para o contexto onde estão inseridas.
A fundamentação teórica se baseia na proposta de adição da sociedade civil organizada, como representante de uma quarta hélice, ao modelo tradicional da HT, proposta por Etzkowitz e Leydesdorff (1995), que parte da interação entre três atores principais (universidade, empresa e governo) para explicar a dinâmica da inovação tecnológica. Encontra aporte no fortalecimento da HT, pois a HQ associa a mídia, as indústrias criativas, cultura, valores, estilos de vida, arte e classe criativa, propiciando o surgimento das comunidades ou coletivos como representantes da sociedade civil organizada.
Os achados revelam formas diferentes de atuação das comunidades inovadoras. No contexto social, a interação entre os atores acontece tanto de maneira formal como informalmente e, se mobilizam em conexões inovadoras em prol de benefícios comuns. No contexto empresarial, atuam contribuindo para a melhoria dos processos e serviços, através de compartilhamento de experiências. E em contextos mais abrangentes, identifica-se a atuação voltada a propostas recorrentes de modelos inovadores e busca por tendências inovadoras no que tange a organização política do trabalho.
As comunidades atuam de forma distintas, tanto formal como informalmente, em contextos distintos, utilizam recursos tecnológicos fomentando a interação entre atores e setores da HQ. Propõem ações vislumbrando melhorias comuns reais, por meio de modelos inovadores que contribuam estrategicamente para o desenvolvimento do ambiente onde estão inseridas.
BENCKE, F. F.; DORION, E. C. H.; PRODANOV, C. C.; OLEA, P. M. Community leadership and the Triple Helix model as determinants of the constitution of science parks: A Brazilian experience. Benchmarking: An International Journal, 2019.
CARAYANNIS, E.G.CAMPBELL l, D.F.J. “Mode 3”and “Quadruple Helix” toward a 21 st century fractual innovation ecosystem. International Journal of Technology Management, v.46, n ¾, p. 201, 2009,
CARAYANNIS, E.G; RAKHMATULLIN, R. The Quadruple/Quintuple Helixes and smart specialization strategies for and inclusive sustainable inclusive growth in Europe and beyond. Jou