Desenvolvimento sustentável
Identidade Organizacional
Work passion
Área
Gestão Socioambiental
Tema
Desenvolvimento Sustentável e os ODSs
Autores
Nome
1 - Mara Rosalia Ribeiro Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Jardim Botânico
2 - Camilla Fernandes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
3 - Lady Day Pereira de Souza INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO) - Pesquisa e Inovação
4 - Samantha Frohlich UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
5 - Mariane Lemos Lourenço UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM-UFPR
Reumo
Paixão é definida como uma forte inclinação a uma atividade ou algo que o indivíduo goste, considere importante, invista considerável tempo e energia regularmente, além de ser internalizada na sua identidade. Além paixão, percebe-se que um elemento definidor à identidade organizacional é a sua visão de sustentabilidade que, ao entrelaçar-se a debates voltados à escassez e finitude de recursos naturais, também se volta a discussões sobre problemas e desigualdades sociais, tornando-se elementos essenciais à qualidade e desenvolvimento da vida humana e das próprias organizações.
Sabendo-se que a paixão, a identidade organizacional e a sustentabilidade são elementos fundamentais ao funcionamento de uma organização, o objetivo delineado para este estudo foi analisar a relação entre work passion, identidade organizacional e desenvolvimento sustentável em uma empresa varejista brasileira.
A work passion é uma forte inclinação para uma atividade que o indivíduo gosta, acha importante e em que inviste tempo e energia, sendo esta atividade internalizada na sua identidade (VALLERAND et al, 2003). Para Albert e Whetten (1985), o termo “identidade organizacional” é um conjunto de representações de seus integrantes, pois são eles que compreendem e dão significado à organização. Desenvolvimento sustentável é aquele que visa atender as necessidades sociais, econômicas e culturais da atual e futuras gerações, equilibrando com o uso razoável dos recursos naturais (ELKINGTON, 2004).
Adotou-se a estratégia de estudo de caso (STAKE, 1995), seguindo-se as etapas delineadas por Toledo e Shiaishi (2009). Utilizando-se de dados secundários, todos de acesso público, procurou-se analisar reportagens e outras divulgações da empresa escolhida que delimitassem paixão pelo trabalho, identidade organizacional e desenvolvimento sustentável.
Foram identificados aspectos de sustentabilidade assumidos continuamente nas operações da empresa, que se considera como o desenvolvimento da paixão organizacional pela disseminação do desenvolvimento sustentável dentro da organização, dando visibilidade dessas ações aos clientes de modo a atender aos anseios sociais pela prática da sustentabilidade. Assim a sustentabilidade é também estabelecida como um valor em interação com a sociedade e o mercado.
Pode-se perceber que a criação e consolidação de identidade organizacional precisa sobretudo ser um processo de ação em movimento de ajustes constantes, coerente com o discurso organizacional, e disponível para que os membros da organização possam vivenciá-la, à medida que também atuam na construção e consolidação dessa identidade. O alinhamento ético e vivenciado entre a realidade observada, a ação realizada e o discurso divulgado são aspectos fundamentais da construção da identidade organizacional.
ALBERT, Stuart; WHETTEN, David A. Organizational identity. Research in organizational behavior, 1985.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
ELKINGTON, John. Enter the triple bottom line. In: The triple bottom line: Does it all add up?. Routledge, 2013. p. 1-16.
STAKE, R. E. The art of case study research. Thousand Oaks: SAGE Publications, 1995.
VALLERAND, Robert J. et al. Les passions de l'ame: on obsessive and harmonious passion. Journal of personality and social psychology, v. 85, n. 4, p. 756, 2003.