Resumo

Título do Artigo

LINGERIE?ADORO! E AGORA, COMO ESCOLHER? FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
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Palavras Chave

Fatores situacionais de compra
Comportamento de compra
Decisão de compra

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Renata Silva Carvalho
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Piripiri
2 - ELANE DOS SANTOS SILVA BARROSO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Piripiri
3 - Linnik Israel Lima Teixeira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA
4 - Laíse do Nascimento Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Administração e Controladoria
5 - Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FORTALEZA

Reumo

O Brasil é referência mundial em design de moda praia, jeanswear e homewear e tem apresentado números que mostram um crescimento nos segmentos de moda fitness e lingerie (ABIT, 2021). Esse comportamento de compra pode ser influenciado por diversos fatores, dentre eles, culturais, sociais, pessoais e psicológicos (KOTLER; KELLER, 2012).
Em vista disso, a questão norteadora da pesquisa foi: Quais fatores podem influenciar no comportamento de compra do consumidor de lingerie? Para responder a pergunta, o estudo tem como objetivo geral: Analisar os fatores que influenciam o consumidor na aquisição de lingerie. A pesquisa enfoca fatores demográficos e fatores situacionais, com base na literatura da área, explanada no referencial teórico.
Compreender a forma como os consumidores selecionam adquirem e consomem produtos e serviços, como eles pensam, sentem e agem em relação ao produto consumido é de extrema relevância para que as organizações possam compreender as necessidades e desejos dos consumidores e saber quais são os aspectos que influenciam o processo de decisão de sua compra (KOTLER; KELLER, 2012).
Metodologicamente, o estudo tem uma abordagem quantitativa, com aplicação de um questionário estruturado online analisando os fatores situacionais de compra de lingerie. A pesquisa realizou-se na cidade de Piripiri e sua região, escolhida devido ao número significativo de indústrias de confecção que produzem peças do segmento de moda masculina, roupas de aluguel, jeans, uniformes, com destaque para a moda íntima (SEBRAE, 2013). O destaque nacional em produção de moda íntima confere à região atratividade para consumidores e competitividade para as fábricas locais.
Predominância do público feminino e os fatores que influenciam a compra são: preço; cupom desconto e parcelamento das compras; qualidade e o acabamento do produto; conforto; design, modelagem, cor e variedade de modelo; atendimento, comunicação, gentileza do vendedor e confiança na empresa. No entanto, estes consumidores não compram influenciados por influenciadores digitais e redes sociais. As práticas sustentáveis da marca e práticas de responsabilidade social que contribuem para uma sociedade mais justa não influenciam também os respondentes na compra de moda íntima.
Os consumidores de lingerie não são influenciados pelo preço, descontos e brindes. Porém são influenciados por cupom de desconto e parcelamento das compras. São influenciados pelo atendimento, qualidade, conforto e design. Os fatores meio ambiente e responsabilidade social não influenciam.
ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, 2021.https://www.abit.org.br/noticias/iemi-apresenta-nova-pesquisa-de-compra-de-moda-intima. KOTLER, P.; KELLER K. L. Administração de marketing. – 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. SEBRAE - Agência SEBRAE de Notícias, 2013. Disponível em: http://www.pi.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/PI/estudo-revela-dados-sobre-o-polo-de-confeccao-de-piripiri,cd14cd8ca8906410VgnVCM1000003b74010aRCRD.