Resumo

Título do Artigo

A PERCEPÇÃO DO RISCO E A INTENÇÃO DE COMPRA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
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Palavras Chave

COVID-19
percepção de risco
intenção de compra

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Keilla Dayane da Silva Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - CPTL
2 - Aline Bento Ambrósio Avelar
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - PPGA - Campus Conceição

Reumo

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o estado de contaminação pelo coronavírus como pandemia (Agência Brasil, 2020). O isolamento social trouxe mudanças na forma e na frequência do consumo. Zhang et al. (2019) identificaram que a percepção de risco é um importante antecedente para determinar a intenção de compra dos consumidores durante uma crise e, consequentemente, o comportamento do consumidor. A presente pesquisa adotou a Teoria do Comportamento Planejado (TCP), a fim de prognosticar a intenção de compra do consumidor e incorporou o medo antecipado para construir
Para preencher a lacuna de pesquisa sobre o tema, a presente pesquisa tem como objetivo verificar a influência da percepção de risco do COVID-19 e a intenção de compra presencial mediado pelas dimensões do modelo TCP estendido.
O modelo TCP identifica os fatores que afetam o comportamento pretendido de um indivíduo. Ao tomar decisões em condições de desastres naturais ou epidemias, muitos estudos usaram esse modelo como uma teoria para entender as intenções de compra dos consumidores (Daellenbach, Parkinson, & Krisjanous, 2018; Long & Khoi, 2020; Iwaya et al., 2020). O medo é um determinante do comportamento de compra do consumidor durante a pandemia (Addo, 2020; Eger et al., 2021; Rather, 2021). A ameaça percebida e a eficácia da resposta podem contribuir para o medo, que é um preditor do comportamento do consumidor
A técnica utilizada foi a de Modelagem de Equações Estruturais, com o uso do SmartPLS versão 3. A amostra final é composta por 596 consumidores residentes na cidade de São Paulo. Para saber qual classe econômica cada respondente se enquadra foi utilizado o Critério Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online (google forms) para explorar os comportamentos dos consumidores em relação à intenção de compra durante a pandemia do COVID-19, entre os meses de maio e início de junho de 2020.
O modelo de medição avalia a confiabilidade e validade das variáveis e o modelo de medição do estudo foi validado. Os resultados mostraram que a percepção de risco do COVID-19 influencia negativamente os elementos do modelo TCP e positivamente o medo antecipado. Constatou-se também que a atitude, a norma subjetiva e o controle do comportamento percebido tem um impacto positivo na intenção de compra. Portanto, os antecedentes do modelo TCP exercem a função de mediação na relação entre a percepção de risco do Covid-19 e a intenção de compra, porém o medo antecipado não possui nenhuma influência.
A percepção do risco do COVID-19 influencia a intenção de compra mediada pela atitude, norma subjetiva e controle do comportamento dos consumidores pesquisados. Os resultados possibilitam concluir que a intenção do consumidor diante de um momento de risco mundial traz informações importantes não somente para as empresas, mas para os responsáveis pela regulamentação das normas e leis durante a pandemia. Além disso, estudo trouxe evidências relevantes sobre quais os preditores influenciam mais na intenção de compra.
Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Process, 50, 179-211. Kuruppu, G. N., & De Zoysa, A. (2020) COVID-19 and Panic Buying: An Examination of the Impact of Behavioural Biases. Wijaya, T. (2020). Factor Analysis of Panic Buying During the Covid-19 Period in Indonesia. SSHO-D-20-00135. Zhang, Y., Yang, H., Cheng, P., & Luqman, A. (2019). Predicting consumers’ intention to consume poultry during an H7N9 emergency: an extension of the theory of planned behavior model. Human and Ecological Risk Assessment: An International Journal.