Resumo

Título do Artigo

A Teoria da prática em estudos sobre consumo: Uma revisão pelo Biblioshiny
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Palavras Chave

Teoria da prática
Consumo
Biblioshiny

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Victor Galindo de Mello
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá
2 - Olga Maria Coutinho Pepece
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Administração

Reumo

A Teoria da Prática vêm apresentando relevantes contribuições para a compreensão dos fenômenos de consumo atuais (Corsini et al., 2019; Warde et al., 2017; Welch et al., 2020). Existe um consenso entre pesquisadores do tema sobre três pontos: a prática é organizada por atividades de diferentes pessoas; a é possível compreender as atividades humanas por meio de práticas; e a atividade humana não requer a separação entre o sujeito e objetivo (Schatzki, 2012). Porém sua aplicação nos estudos sobre o consumo requerem aprofundamento (Corsini et al., 2019; Welch et al., 2020).
Ainda se faz necessária, uma atenção na compreensão de quais temáticas podem surgir ou poderiam ser melhor desenvolvidas dentro do uso da teoria da prática no campo de consumo, quais são os principais autores, journals e centros de pesquisa, e por fim, como estão as colaborações entre as produções. O presente estudo tem como objetivo uma análise bibliométrica da temática da Teoria da Prática e Consumo dentro do campo de administração.
Na esfera social, as práticas envolvem a compreensão de como diferentes elementos são interligados e com isso, modelam comportamentos, emoções e significados (Reckwitz, 2002). Para a compreensão das práticas, Shove et al. (2012) analisaram os materiais, as competências e os significados para que fossem aplicados nos estudos sobre diferentes práticas sociais. Estes elementos vêm se demostrando mais aplicáveis do que propostas anteriores para a compreensão dos fenômenos sociais por meio das práticas (Fuentes & Svingstedt, 2017).
A fim de atender ao objetivo proposto, a pesquisa empregou uma análise bibliométrica das produções publicadas internacionalmente por meio das bases de dados Scopus e Web of Science dentro da subárea de Administração. Dos 776 documentos levantados, após o refinamento dos dados, 159 documentos se demonstraram elegíveis, compreendendo o período de 2005 a 2021. Utilizou-se da ferramenta Biblioshiny (Aria & Cuccurullo, 2017), por meio do pacote Bibliometrix para o software R, para realização de análises descritivas, de co-citações, clusterização e temática.
Baseando-se nos dados, identificou-se o crescimento da produção acadêmica sobre a temática, principalmente em instituições de pesquisa localizadas na América do Norte e Europa. Ressaltam-se a produção de autores como Fuentes e Elms durante o período. Foram identificados quatro agrupamentos temáticos, sendo as práticas de consumo sustentável, práticas de consumo colaborativo, práticas de compras e práticas alimentares e de green-marketing. Como temáticas promissoras para futuras pesquisas encontram-se temas como práticas de compras, consumo alimentar e utilização energética.
Os achados deste estudo demonstram a versatilidade temática com que a Teoria da Prática vem sendo empregada em estudos sobre o consumo. Para além da compreensão de práticas sustentáveis (Corsini et al., 2019), temas como práticas de compras, práticas alimentares e consumo energético vem ganhando relevância no campo. Novos direcionamentos de pesquisa podem ser empregados com base nos dados levantados.
Aria, M., & Cuccurullo, C. (2017). bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, 11(4), 959–975. https://doi.org/10.1016/j.joi.2017.08.007. Shove, E., Pantzar, M., & Watson, M. (2012). The dynamics of social practice: everyday life and how it changes. SAGE Publications. Warde, A., Welch, D., & Paddock, J. (2017). Studying consumption through the lens of practice. In M. Keller, B. Halkier, M. Truninger, & A. Et (Eds.), Keller M, Halkier B, Truninger M, et al. (eds) Routledge Handbook on Consumption (pp. 29–42). Routledge.