Resumo

Título do Artigo

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ensino Remoto Emergencial
Docentes
Processo de Ensino Aprendizagem

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - MARIA DENISE NUNES RODRIGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração
2 - Iasmin Ribeiro Diniz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras-MG
3 - Mônica Carvalho Alves Cappelle
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE/PPGA

Reumo

O ano de 2020 teve uma nova realidade imposta em que tivemos que rever determinados comportamentos, bem como readequar a novos procedimentos, entre estes, restrições quanto aos contatos sociais, de se manter em distanciamento social, tudo isso por conta de uma pandemia gerada pelo vírus COVID-19. Frente a essa realidade, as instituições de ensino sofreram com a suspensão das aulas e repensarem em uma nova forma de oferecer o ensino, surgindo, por autoridades da educação, o ensino remoto emergencial (ERE).
Realizamos uma pesquisa na qual buscou entender como os docentes de uma instituição pública do ensino superior, adequaram suas atividades de ensino com a implantação do ERE, tendo como objetivos específicos (a) identificar as mudanças vivenciadas pelos docentes no planejamento e execução das atividades de ensino como ERE; (b) Apontar os desafios profissionais enfrentados pelos docentes com a implantação do ERE; (c) Levantar as ferramentas digitais utilizadas com a implantação do ERE e (d) Mostrar os impactos pessoais com a implantação do ERE.
Na fundamentação teórica, foi traçado as principais diferenças entre o ensino à distância e o novo ensino remoto emergencial, apresentando as definições de cada uma dessas metodologias, bem como descrevendo aspectos que os diferenciam, utilizando principalmente o trabalho de Joyce et al. (2020), para a realização dessa diferenciação.
Para o desenvolvimento deste artigo trabalhamos uma abordagem majoritariamente qualitativa, utilizando da técnica de análise de conteúdo para apreciação dos dados coletados por meio de entrevistas com docentes da instituição, selecionados por meio da técnica bola de neve. Os resultados coletados junto aos docentes foram analisados por meio de 03 categorias: Ensino remoto emergencial na UFLA; Desafios na vida profissional do docente; Impactos do ERE na vida pessoal do docente.
Observamos que no geral, os docentes julgaram o ERE como necessário, afim de manter as atividades educacionais, não gerando maior prejuízo aos alunos. Porém, abordaram que é um ensino precarizado quando comparado a modalidade de ensino à distância, que em alguns momentos a instituição não trouxe uma discussão plena com a comunidade acadêmica sobre sua implantação, além de sentirem uma maior carga horária de trabalho do que no ensino presencial. Muitas mudanças ocorreram durante a implantação do ERE, não somente na vida profissional do docente, mas também, nas suas relações familiares.
Observamos que com todas essas mudanças a grande maioria dos docentes entrevistados nesta pesquisa, acreditam que a implementação do ensino remoto emergencial foi a decisão correta para a instituição. Portanto, a instituição estudada nesta pesquisa, agiu de maneira rápida e positiva, visando diminuir os impactos da pandemia no seu sistema educacional e no processo de ensino aprendizagem de seus estudantes.
JOYCE, CR; MOREIRA, MM; ROCHA, SSD (2020). Distance Education or Emergency Remote Educational Activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Research, Society and Development, 9(7): 1-29, e521974299.