Resumo

Título do Artigo

DUPLAMENTE VULNERÁVEIS? Um estudo sobre consumidoras com deficiência física no processo ritualístico do casamento
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Consumidor com deficiência
Vulnerabilidade do consumidor
Consumo ritualístico

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - BRUNA MARIA PEREIRA DE PONTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA)

Reumo

Baker et al. (2005) considera como fatores impulsionadores à experiência de vulnerabilidade do consumidor, as características individuais, estados individuais e condições externas. Dentre os estudos voltados à vulnerabilidade, destaca-se o consumidor com deficiência (Dubost, 2018) e a possibilidade da relação de desvantagem para consumidores vivenciando etapas transitórias, como por exemplo, noivas no consumo ritualístico do casamento (Carvalho & Pereira, 2014).
Compreendida a possibilidade de vulnerabilidade durante o consumo ritualístico referente ao casamento e que o consumidor com deficiência encontra-se em uma situação de vulnerabilidade diante do mercado. Surge a questão norteadora para esta pesquisa: como as consumidoras com deficiência física vivenciam o consumo relativo ao processo ritualístico do casamento? A partir disso, o objetivo é compreender como mulheres com deficiência física vivenciam o processo ritualístico do casamento sob a perspectiva da vulnerabilidade do consumidor.
Para o desenvolvimento deste estudo foram utilizadas como suporte as bases teóricas da vulnerabilidade do consumidor e consumo ritualístico.
Para o alcance do objetivo proposto para este estudo, foi desempenhada uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas com roteiro semiestruturado e seus dados foram posteriormente analisados através de uma análise de conteúdo com base em Bardin (2011).
Os achados da pesquisa compreendem ao consumo simbólico, apresentado em três tópicos, a importância atribuída à celebração do casamento, aspectos relevantes ao planejamento da cerimônia do casamento e por último, os artefatos e momentos do ritual. Na esfera da vulnerabilidade do consumidor, são divididos em: consumidoras com deficiência e os ambientes físicos, fatores socioculturais e os fatores pessoais e a percepção de vulnerabilidade.
Através do presente estudo se torna perceptível a possibilidade de dupla vulnerabilidade para consumidoras com deficiência física no consumo ritualístico voltado ao casamento, tanto pelo estado transitório do papel social quanto pela deficiência física. Porém, é importante pontuar que, as participantes, de maneira geral, demonstraram resiliência em tal contexto.
Baker, S. M., Gentry, J. W., & Rittenburg, T. L. (2005). Building Understanding of the Domain of Consumer Vulnerability. Journal of Macromarketing, 25(2), 128–139. https://doi.org/10.1177/0276146705280622 Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011 Carvalho, D., & Pereira, R. (2014). De solteira a casada: o consumo vulnerável das mulheres durante a transição liminar do casamento. Anais do EMA, 6, 1-16. Dubost, N. (2018). Disability and consumption: A state of the art. Recherche et Applications en Marketing, 33(2). https://doi.org/0.1177/2051570718764882