Resumo

Título do Artigo

RENEGOCIAÇÕES EM TEMPOS PANDÊMICOS: Mulheres em Dual Career
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Dual Career
Pandemia
Renegociações

Área

Gestão de Pessoas

Tema

As faces da Diversidade

Autores

Nome
1 - Thais Fernandes
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP - ESALQ
2 - Heliani Berlato
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Esalq
3 - Danilo Andretta
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP

Reumo

O fim de 2019 trouxe consigo a marca de um dos momentos mais críticos já enfrentados pelo mundo. A OMS recebeu o primeiro alerta de um surto de uma nova doença, a COVID-19, reconhecida como uma pandemia meses depois. Como medida para contenção do vírus muitas organizações adotaram o home office, e embora haja outras medidas, essa teve um impacto significativo em duas esferas tidas como fundamentais na vida das pessoas, a casa e o trabalho (ARAÚJO, LUA, 2021). Em pouco tempo as pessoas se viram sobrecarregadas ao trabalharem em casa, e para as mulheres o quadro se revelou muito mais acentuado.
Assim, diante desse protagonismo (não desejado) da mulher, frente a pandemia, e o enfoque de um vínculo coparticipativo entre o casal é que se desenhou como objetivo principal do artigo compreender como a mulher dual career vivencia essa relação dentro de um cenário pandêmico.
A literatura sobre dual career e de gênero, base para a discussão teórica desse artigo, se vê bem estabelecida e em constante debate. Contudo, sob um contexto como o imposto pela pandemia, e como consequência a demanda pelo trabalho home office, compreende-se que novos elementos possam surgir e assim avançar teórico e empiricamente nesse contínuo desafio que a relação família e trabalho apresenta, seja na busca pelo seu equilíbrio ou nas ações em que essa díade vê suas fronteiras extrapoladas (FENG; SAVANI, 2020).
Esse estudo se baseia na abordagem qualitativa de pesquisa, no qual foram realizadas entrevistas e foi empregada a análise de narrativas (RIESSMAN, 1993). Para a realização das entrevistas foi utilizado um roteiro com perguntas semiestruturadas. Como sujeitos de pesquisa foram definidas mulheres que atendessem aos critérios da dual career, ou seja, que estivessem em uma união em que ambos os cônjuges trabalhassem e partilhassem a vida familiar. Foram coletadas entrevistas com sete mulheres, entre maio e junho de 2021.
A partir das entrevistas, dois temas emergiram da análise narrativa. A primeira narrativa trata das renegociações da esfera familiar, enquanto a segunda narrativa envolve as renegociações da esfera do trabalho. Um modelo explicativo foi elaborado, no qual observa-se a forma como as mulheres em dual career vivenciaram essa relação no contexto da pandemia do Covid-19. O principal foco recaiu sobre o relacionamento entre as esferas da casa e do trabalho, por esse ser um elemento constituinte da dual career e por evidenciar aspectos únicos trazidos pelo contexto da pandemia.
A pandemia do coronavírus surgiu como um potencial estressor da relação trabalho-família para mulheres na dual career. Sobretudo, para mulheres que passaram a trabalhar na modalidade home office, estabelecendo um ambiente de trabalho na própria casa. A partir das narrativas dessas mulheres observou-se que a renegociação apareceu como um fator direcionador da pesquisa, uma vez que se buscou evidenciar as mudanças ocorridas em relação a situação anterior à pandemia, na qual as fronteiras estavam mais estabelecidas.
ARAÚJO, T. M.; LUA, I. O trabalho mudou-se para casa: trabalho remoto no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 2021. FENG, Z.; SAVANI, K. Covid-19 created a gender gap in perceived work productivity and job satisfaction: implications for dual-career parents working from home. Gender in Management an International Journal, v. 35, n. 7/8, p. 719-736, 2020. RIESSMAN, C. K. Narrative analysis. Sage, 1993.